Notícias

Olinda se prepara para XII Conferência de Assistência Social

Encontro reuniu membros das RPAs 1, 2 e 3

Publicado por: Secom, em: 16/07/19 às 12:15

Este slideshow necessita de JavaScript.

Na manhã desta terça-feira, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda (SDSCDHO), através da Secretaria Executiva de Assistência Social, iniciou o processo de preparação dos usuários, trabalhadores e gestores da Assistência Social para participação na XII Conferência de Assistência Social de Olinda com a realização da primeira pré-conferência. O evento foi realizado na Escola Estevão Pinto, em Sapucaia, envolvendo as Regiões Político-Administrativas (RPAs) 1, 2 e 3.

Além de hoje, serão realizadas mais duas reuniões neste mês de julho nos dias 18, em Peixinhos, e 23, em Rio Doce. No local foram debatidos três eixos em rodas de diálogos:

Eixo 1 – “A Assistência Social é Direito do Cidadão é Dever do Estado”,  Eixo 2 – ‘Política Pública tem que ter Financiamento Público”, Eixo 3 – “A Participação Popular Garante a Democracia e o Controle da Sociedade”.

A participação popular não se limita apenas ao voto, mas também nas tomadas de decisões que contribuem como um dos instrumentos de legitimação do Estado Brasileiro. “Política pública e Assistência Social é garantia de direito para a população, assegurado pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).  É uma ação que envolve toda a sociedade. É um exercício de direitos”, afirma o secretário da SDSCDHO, Odin Neves.

A Assistência Social é política de seguridade social, que prevê os mínimos direitos sociais, realizados através de ações integradas de iniciativa pública e da sociedade civil para garantir o atendimento às necessidades básicas. “É por meio do financiamento público que conseguimos desenvolver serviços e programas para famílias, crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência. Além disso, é um caminho para inserção no mercado de trabalho. Tudo isso para garantir a seguridade social”, afirma a secretária Executiva de Assistência Social, Mônica Ribeiro.

%d blogueiros gostam disto: