Olinda será beneficiada pelo PAC das Cidades Históricas

O lançamento do programa ocorreu em Ouro Preto, Minas Gerais. Os principais projetos que serão apresentados por Olinda irão beneficiar a parte de infraestrutura do Sítio Histórico

Publicado por: Secom, em: 20/10/09 às 15:22
Igreja de São Pedro Apóstolo

Igreja de São Pedro Apóstolo - Foto: Passarinho/Pref.Olinda

O município de Olinda está entre as oito cidades pernambucanas que serão contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas. O lançamento do PAC será nesta quarta-feira (20), a partir das 13h30, na Praça Tiradentes, em Ouro Preto (MG), com a participação da Prefeitura de Olinda, por meio da Secretaria de Patrimônio e Cultura.

“Olinda irá apresentar projetos para a melhoria na área de infraestrutura do Sítio Histórico”, informou Márcia Souto, secretária de Patrimônio e Cultura. A idéia é explorar o PAC das Cidades Históricas com projetos de contenção de encostas, esgotamento sanitário e drenagem para os bairros da Cidade Alta.

O programa prevê investimentos de R$ 150 milhões por ano em 124 cidades com o objetivo de restaurar e conservar o patrimônio histórico. As obras serão de infraestrutura urbana, financiamento para a recuperação de imóveis privados, restauro de monumentos e promoção do patrimônio cultural. O PAC das Cidades Históricas beneficiará, num primeiro momento, 50 cidades, com plano de mil imóveis privados que devem receber financiamento, 100 monumentos e prédios públicos devem ser restaurados e haverá o investimento no desenvolvimento de 120 atividades produtivas. A perspectiva é de executar a segunda fase entre 2011 e 2012.

Segundo o superintendente da 5ª regional do IPHAN, Frederico Almeida, de Pernambuco seguem sete cidades, sendo elas Olinda, Recife, Igarassu, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Caruaru, e o arquipélago de Fernando de Noronha. “Estamos realizando oficinas para lançar um plano de quatro anos, com todas as prioridades, e partir para a ação”, informou.