Notícias

Olinda tem agenda cheia nesta Páscoa

Prefeitura promove o espetáculo Cenas de Cristo, dirigida e encenada por José Pimentel, em frente à Igreja do Carmo

Publicado por: Secretaria de Comunicação de Olinda, em: 18/04/11 às 12:33
Espetáculo Cenas de Cristo em 2009. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Espetáculo Cenas de Cristo em 2009. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

O Sítio Histórico de Olinda foi transformado em um grande centro de celebrações da Semana Santa desde a última sexta-feira (15/04). Festejos seguem até o domingo de Páscoa (24). Além das tradicionais missas, procissões, bênçãos e vigílias, a Prefeitura Municipal de Olinda, por meio da Secretaria de Patrimônio e Cultura, promove o espetáculo Cenas de Cristo, dirigida e encenada por José Pimentel, que encanta multidões no palco montado em frente à Igreja do Carmo.

O espetáculo tem entrada franca e acontecerá de 21 a 24 de abril, sempre às 18h30. Nesta terceira edição, a encenação traz efeitos especiais de fogos de artifício e iluminação em cenas especiais. Serão 50 minutos de peça divididos em seis cenas, que contam com 27 atores, 19 técnicos e 50 crianças. A cada apresentação são convocados outros 50 jovens, todos vindos de 10 escolas municipais de Olinda. Eles participam da abertura do espetáculo, na cena do Sermão da Montanha.

Outra encenação que também chama a atenção do público é a Procissão do Fogaréu, que chega a sua 6ª edição. Com máscaras e túnicas negras e empunhando tochas acesas, 28 fiéis representando a guarda romana (os farricocos) saem em cortejo às 20h30, na quarta-feira de trevas (20), do Mercado Eufrásio Barbosa em direção à Igreja de São João dos Militares.

A Igreja representa o lugar onde Jesus, simbolizado por um estandarte com sua imagem, é então preso e as tochas são apagadas, uma a uma ao som de quatro tambores que fazem somente a marcação dos acontecimentos. Trata-se de um espetáculo que ocorre em várias localidades do País, sendo o mais conhecido em Goiás Velho, no Estado de Goiás, com mais de 200 anos de tradição.

ARTE SACRA

A 2ª Exposição de Artistas Contemporâneos na Arte Sacra aproveita o ensejo da data para mostrar obras de J.Calazans, Tarcísio Andrade, Tiago Amorim, Emmanuel Sacramento, Francisco Neves, Di Farias, Geraldo Andrade e Rica Maranhão.

Cada artista traz duas obras que serão expostas no Instituto Histórico de Olinda (Av.Liberdade, 214, Carmo, em frente à Praça da Preguiça), de 16 a 30 de abril. Os trabalhos poderão ser vistos de terça a domingo, das 9 às 11h e das 14h30 às 18h e a entrada é franca.

AGENDA DAS IGREJAS

Além de espetáculos e exposição de arte, celebrações tradicionais católicas como missas, procissões, bênçãos e vigílias trazem uma das mais importantes datas do calendário cristão para uma das cidades com maior concentração de igrejas católicas no Brasil, fazendo a Paixão de Cristo de Olinda uma das mais importantes do Estado. Os eventos são organizados juntamente com a Arquidiocese de Recife e Olinda e conta com a parceria da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur).

A Procissão dos Passos abre a agenda, levando um andor carregando Jesus Cristo e outro Nossa Senhora. O cortejo faz cinco paragens nas chamadas estações: são casas, com fachadas propiciamente decoradas com rendas e bordados brancos, de onde seus moradores lêem passagens da Bíblia que comentam a Via Sacra. No largo do Amparo, ambos os andores se encontram e seguem juntos até a representação das três quedas de Jesus na Rua de São Pedro.

A procissão do Senhor Morto, por sua vez, conduz o esquife com a imagem de Cristo morto coberto por um pálio (pano) branco, seguido pelos andores de São João e Santa Maria Madalena. No domingo de Páscoa encerra-se a programação com a Procissão da Ressurreição. O evento, que ocorre às 6h, desperta a cidade com salva de fogos e cânticos, anunciando o ponto mais esperado das festas cristãs.

Procissão do Senhor Morto em Olinda (2009). Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Procissão do Senhor Morto em Olinda (2009). Foto: Passarinho/Pref.Olinda

CONFIRA A AGENDA COMPLETA DA SEMANA SANTA EM OLINDA

  • Quinta-Feira (14/04)

Igreja da Sé
Procissão do Encerro: saída da Igreja Matriz de São Pedro Mártir para a Igreja da Sé, às 19h, encerra às 21h (Percurso: 27 de Janeiro, São Bento, Ribeira, 4 Cantos, Amparo, Saldanha Marinho, Sé)

  • Sexta-Feira (15/04)

Igreja da Sé
Procissão dos Passos: saindo da igreja da Sé para a igreja de São Pedro Mártir, sai às 16h (Percurso: Sé, Saldanha Marinho, Largo do Amparo, Ribeira, Prefeitura, São Pedro)

  • Domingo de Ramos (17/04)

Igreja da Sé
Procissão dos Ramos: saída do Colégio Sagrado Coração de Jesus, no Amaro Branco para o Convento dos Franciscanos promovidos pelo Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Olinda, às 7h.

Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
Procissão às 17h saindo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Olinda, em direção à Matriz de Nossa Senhora de Guadalupe, onde haverá a solene Celebração Eucarística às 17h30.

  • Segunda-Feira Santa (18/04)

Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
Confissões durante a tarde e Celebração Penitencial ás 19h30. Igreja do Guadalupe

  • Terça-Feira Santa (19/04)

Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
Confissões durante a tarde e Caminhada das 7 (Sete) Palavras de Nosso Senhor na Cruz, às 19h30,saindo da Matriz de Guadalupe em direção à Capela de Santa Clara no Bairro dos Bultrins.

  • Quarta-Feira Santa (20/04)

Procissão do Fogaréu
Sai às 20h30. Percurso: Mercado Eufrásio Barbosa (saída), Varadouro, Igrejas de São Sebastião, Mosteiro de São Bento, Igreja de São Pedro, Igrejas de N. S. do Carmo, do Bonfim, do Amparo e Igreja de São João dos Militares.

Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
Confissões durante a tarde e Celebração Eucarística às 19h30.

  • Quinta-Feira Santa (21/04)

Igreja da Sé
Bênção dos Santos Óleos: às 9h

Missa da Ceia do Senhor: Lava pés às 19h

Liturgia da paixão: às 15h

Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
Celebração da Santa Ceia às 17h. Igreja de Guadalupe

  • Sexta-feira Santa (22/04)

Igreja da Sé
Procissão do Senhor Morto: às 16h, saída da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Olinda (Convento de São Francisco), percorrendo as ruas do Sitio Histórico e retomando ao convento dos Franciscanos de Olinda (Percurso: Ladeira de São Francisco, Alto da Sé, Saldanha Marinho, Largo do Amparo, R do Amparo, 13 de maio, Prefeitura, 27 de Janeiro, Praça do Carmo retornando ao Convento de São Francisco).

Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
Via Sacra às 5h, saindo da Matriz de Guadalupe, caminhando pelo Amparo e Bonsucesso, encerrando de volta na Matriz,e às 15h Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo

  • Sábado de Aleluia (23/04)

Igreja da Sé
Vigília Pascoal: às 20h

Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
Celebração da Vigília Pascal às 20h

  • Domingo de Páscoa (24/04)

Igreja da Sé
Procissão do Senhor Ressuscitado: às 6h, saindo da Venerável Ordem de São Francisco de Olinda (Convento de São Francisco)  fazendo um percurso inverso ao da Procissão do Senhor Morto e retornando ao seu local de saída. Percurso: Av, Liberdade, 27 de janeiro, Prefeitura, São Bento, 13 de Maio, Rua do Amparo, Saldanha Marinho, Sé.

Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe
Celebração Solene às 19h30.

%d blogueiros gostam disto: