Notícias

Olinda terá Política Municipal do Livro

Texto aprovado pela Câmara dos Vereadores é resultado da participação da sociedade civil. Confira também a programação da Prefeitura de Olinda para a Fliporto 2011

Publicado por: adminolinda, em: 09/11/11 às 17:05
Biblioteca Pública de Olinda. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Biblioteca Pública de Olinda. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

Na semana de abertura da Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), que acontece em Olinda entre os dias 11 e 15 de novembro, os integrantes Rede do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (rede LLL Olinda) tem muito o que comemorar. O grupo, formado por integrantes das cadeias mediadora, criativa, produtiva, além de representantes da Prefeitura de Olinda, esteve na Câmara dos Vereadores de Olinda no dia 5 de outubro deste ano para a apresentação de um texto substitutivo ao projeto de lei de criação da Política Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de Olinda.

O texto substitutivo foi uma sugestão da rede LLL Olinda, grupo que se reúne desde 2010 à convite da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda (SEPAC), e que discutiu propostas para completar o texto de criação da Política Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas de Olinda apresentado em abril deste ano pelo vereador Marcelo Santa Cruz. Na votação, que aconteceu n terça-feira (08), a câmara aprovou o texto criado por Marcelo Santa Cruz com as alterações propostas pelos integrantes da rede LLL Olinda.  O texto será encaminhado agora para ser sancionado pelo prefeito Renildo Calheiros.

A nova lei é formada por 17 artigos que apresentam como principais fundamentos ter a leitura e a escrita como meios principais de difusão de cultura e a transmissão do conhecimento, construir uma sociedade leitora, incentivar a produção literária, autoral e editorial de autores e escritores do município, o fortalecimento das bibliotecas, espaços de leituras e outros centros de difusão do livro, da leitura e da literatura. O artigo 9º destaca que o objetivo principal da política é assegurar e democratizar o acesso ao livro, à leitura e à leitura para a população olindense.

A Política Municipal do Livro deverá ser revisada e readequada a cada cinco anos ou em período menor, caso haja necessidade, sempre com a participação da sociedade civil, poder legislativo, conselho municipal de educação, conselho municipal de políticas públicas, instâncias governamentais federais e estaduais da área de cultura, instituições ligadas ao setor e demais interessados.

“A política municipal da rede LLL Olinda foi o documento orientador para o Plano Municipal do Livro, da Leitura, da Literatura e das Bibliotecas. Desta forma, a Prefeitura tem o objetivo de tornar público o debate sobre a leitura que deve ir além da sala de aula e facilitar o acesso da população ao livro, a leitura, as bibliotecas. A participação da sociedade civil é o grande diferencial para este processo”, explica a secretária de Patrimônio e Cultura de Olinda, Márcia Souto.

As reuniões da LLL Olinda foram criadas para a troca de informações e estímulo de discussões sobre o setor. Os encontros acontecem quinzenalmente e qualquer pessoa pode participar.

FLIPORTO – A rede LLL Olinda e a Prefeitura de Olinda prepararam uma programação especial para a Festa Literária de Pernambuco com lançamentos de livros e cordéis, saraus e palestras. Confira abaixo a programação completa:

LOCAL: ESTANDE DA SEPAC / PMO

DIA 11 DE NOVEMBRO DE 2011 – SEXTA

15h – Lançamento Líteris – Antologia de jovens escritores – Organizador: André Cervinskis – Apoio: Editora Livro Rápido

Facilitador: Artur Rogério

Essa publicação é o coroamento de ações do projeto ”Líteris – inclusão de jovens escritores” (2006), realizado em Peixinhos (Olinda), com apoio da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda, “Líteris – inclusão de jovens escritores” (2007), “Líteris – formação de jovens escritores do Coque” (2008), “Pernambucando nas escolas” (2009), todos realizados com apoio do Funcultura.

17h – Sarau da RedeLLLOlinda (Rede do livro, da leitura e da literatura de Olinda)

Participação de Luiz Carlos Dias, Miruh de Olinda, Nivaldo Lemos, Jairo Henrique Garcia Vieira, Rivani Nasário, Jerônimo J. Matos e alunos do curso de letras da FUNESO.

19h – Lançamento do Livro – “Arte e Poesia no 1” – Miruh de Olinda (Cordelista, músico, ator e diretor de teatro)

Leitura de cordéis cantados no pandeiro:

“Paulo Freire”, ”A República é Filha de Olinda”, “O Encontro Atrapalhado do Pajé com os Deputados”, “O Homem que Inventou a Religião”, “A Peleja do Dragão do Apocalipse 12”, “Olinda – Turismo – Carnaval e Arte”, “A invenção do jogo de xadrez”, “Um pouco da história da escrita e do cálculo”, “Prevenção da saúde através das plantas” e “A história dos números”).

DIA 12 DE NOVEMBRO DE 2011 – SÁBADO

11h – Lançamento do cordel “Brincadeira de criança” – Rivani Nasário

O cordel fala sobre as brincadeiras tradicionais como peão, pipa, bola de gude, cantigas de roda entre outras, que estimulam a interação entre as crianças.

13h – Lançamento do livro “7 Contos & uns trocados– Samuca Santos

Coordenação: Bráulio Brilhante

No livro, o escritor Samuca Santos exibe uma coleção de sete contos divididos em dois capítulos, sendo o primeiro de contos com temas atuais e latejantes, que vão desde o sacerdócio ao suicídio, e o segundo de poesias que abordam temas que relatam a impossível busca pela felicidade e o viver de ausências. Esta pluralidade encontrada na obra convida o leitor a fazer uma agradável leitura.

15h – Inspirados em Nelson Ferreira – Palestra com a escritora Ângela Fernanda Belfort e com o ator e carnavalesco Ricardo Angeiras

Ângela vai falar sobre a experiência que foi escrever “Nelson Ferreira, o dono da música”. O livro foi lançado em 2009 depois da autora se dedicar por mais de um ano e meio a reconstituir a estória de um dos maiores compositores e maestros de Pernambuco. Já Ricardo vai contar como se inspirou no livro para elaborar o tema do desfile da escola de samba Preto Velho no Carnaval de Olinda em 2012.

17 h – Sarau da RedeLLLOlinda (Rede do livro, da leitura e da literatura de Olinda)

Participação de Luiz Carlos Dias, Miruh de Olinda, Nivaldo Lemos, Madalena Castro, Neide Germano, Rivani Nasário, Antônio de Campos, Zed´Melo, Jerônimo J. Matos e alunos do curso de letras da FUNESO.

19h – Lançamento do livro “O menino e o boi” – José Ataíde

Coordenação: Ivan Maurício Monteiro

“O menino e o boi”, de José Ataíde, é considerado de relevância internacional e foi prefaciado brasilianista Peter Michael Karl Lownds, PhD em Educação Comparada na Universidade da Califórnia e um dos coordenadores do The Paulo Freire Institute (CA).

O livro relata a trajetória de uma criança em busca de sua educação nos anos 40, na Fazenda Escola Pindobal (Mamangaupe – PB) e serve como elemento para reflexão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e o trabalho infantil.

DIA 13 DE NOVEMBRO DE 2011 – DOMINGO

11h – História, música e louvores à Olindacadêmica – Academia de Artes, Letras e Ciências de Olinda (AALCO)

Coordenação: Carlos Severiano Cavalcanti (Presidente da AALCO)

Apresentação: Melchiades Montenegro Filho, Auxiliadora Leal e Cirinéa do Amaral e Olimpio Bonald Neto (Acadêmicos da AALCO)

Programa:

As nuanças do frevo: magia do carnaval, compositores e carnavalescos olindenses – Auxiliadora / Cirinéa Amaral

Efemérides olindenses – Melchiades Montenegro Filho

Olinda Poética – Olimpio Bonald Neto

Louvores à Olindacadêmica – Carlos Cavalcanti

Participação de outros acadêmicos

13h – Lançamento dos livros “Livro dos Bichos– Antônio de Campos e “Hai Kaindo na Real & Outros Poemas– Valmir Jordão

Coordenação: Bráulio Brilhante

Livro dos Bichos– Antônio de Campos

Vale a pena ler e conferir pela qualidade, o novo livro do poeta e tradutor Antônio de Campos. O livro é um registro poético no tempo e um raro apanhado de ricas metáforas urdidas ao longo da trajetória de vida do poeta. Nele, consegue ser ácido e sagaz ao mesmo tempo, sem perder o equilíbrio. Trata-se de uma seleção caprichosa e dolorosa de fazer, recolhida, em cacos, ao passo de quatro décadas de dedicação à literatura, onde as questões abordadas, mesmo as mais delicadas, são postas pelo poeta de maneira criativa e inteligente. Eis o novo livro do poeta Antônio de Campos.

Hai Kaindo na Real & Outros Poemas– Valmir Jordão

O livro traz poesias e haikais recheados de um humor ácido e sagaz. Diversas questões, até mesmo políticas, são colocadas de forma inteligente. Está dividido em dois momentos. Na primeira parte, apresenta a produção mais recente de haikais, que se divide entre os líricos e os de humor picante. Já na segunda parte, o autor apresenta uma seleção de poemas mais antigos, recolhidos em três décadas de poesia. A edição conta com prefácios de Antônio de Campos e do saudoso poeta França, além de ilustrações de Jorge Lopes, Camilo Maia, Diogo Todé, Henrique Koblitz, Flavão e Joana Velozo.

15h – Recital da Sociedade dos Poetas Vivos de Olinda

Coordenação: Olímpio Bonald Neto

17 h – Sarau da RedeLLLOlinda (Rede do livro, da leitura e da literatura de Olinda)

Participação de Madalena Castro, Luiz Carlos Dias, Miruh de Olinda, Nivaldo Lemos, Neide Germano, Rivani Nasário, Jerônimo J. Matos e alunos do curso de letras da FUNESO.

19h – Sarau do Movimento Artístico Literário (MAL)

Coordenação: Maria das Dores A. de Barros

Música: Carminha Pontes (voz e violão)

Apresentação da Trupe “Amanhã eu digo o nome”

DIA 14 DE NOVEMBRO DE 2011 – SEGUNDA

11h- Debate com autores do Instituto Histórico de Olinda

Palestra sobre os livros “Jornalismo – Primeiros Passos” e “Rádio em todas as ondas”, de Luiz Maranhão Filho e “A vida dos judeus em Pernambuco”, de Alexandre Ribenboim

Coordenação: Carlos Maranhão

15h – Mesa Redonda – A importância de viabilizar recursos, para a produção de literatura com materiais inclusivos

Coordenação: Maria das Dores de Barros

Debatedores: Sérgio Brandão, Associação de Cegos de Pernambuco, Associação Pernambucana de LIBRAS

17 h – Sarau da RedeLLLOlinda (Rede do livro, da leitura e da literatura de Olinda)

Participação de Luiz Carlos Dias, Miruh de Olinda, Nivaldo Lemos, Priscila Quirino, Rivani Nasário e alunos do curso de letras da FUNESO.

19h- Mesa Redonda – FUNESO – “Poéticas olindenses: versos e reversos”

Coordenação: Prof. Francisco Mesquita (Coordenador do Curso de Letras da FUNESO)

Participação: Alunos do Curso de Letras da FUNESO

O objetivo é promover um debate sobre os principais poetas da Cidade de Olinda e promover uma maior integração das poéticas olindenses com os jovens leitores e participantes da Fliporto.

DIA 15 DE NOVEMBRO DE 2011 – TERÇA

11h – Lançamento de Livros:

– “Línguas que brotam a boca do Mundo: reflexão sobre teorias e práticas de línguas” – Simone Aubin e Joice Armani Galli

– “As predicas de Antônio Conselheiro – Trabalho de Mestrado sobre a análise do discurso de Antônio Conselheiro” – Izaias Geraldo de Andrade

Coordenação: Maria das Dores Andrade de Barros

13 h – Lançamento do Livro “Mata dos baobás do Brasil” – Gilberto Vasconcelos

15h- Lançamento do Livro “Poesia na Sala de Aula: estudo sobre a prática do uso da poesia na Rede Municipal de ensino de Olinda” – Maria das Dores Andrade de Barros

Coordenação: Amanda Félix de Lima

O livro “A poesia na sala de aula: a realidade na escola” é um trabalho de pesquisa que teve como objetivo conhecer a realidade de leitura do gênero poesia no ambiente escola (Rede Pública Municipal de Olinda).

17h – Sarau da RedeLLLOlinda (Rede do livro, da leitura e da literatura de Olinda)

Participação de Luiz Carlos Dias, Miruh de Olinda, Nivaldo Lemos, Priscila Quirino, Rivani Nasário, Geraldo D´Almeida Alves, Antônio de Campos, Zed´Melo e alunos do curso de letras da FUNESO.

19h – Lançamento do livro “Tentações poéticas” – João Cavalcanti

Coordenação: Priscilla Quirino

“Tentações poéticas, esta obra é mito de ousadia, fala de sonhos, critica, comunica, tem cor e movimento e mostra a trilha.” (Professora Leocádia da Hora)

“Saboreando a leitura de cada poema desse livro, fui tomado pela sensação que João Cavalcanti, desta vez, despudoradamente desnuda por inteiro sua alma, solta desembestada a imaginação e encontra, mais rápido do que se esperava, o porto seguro da consagração, ficando entre os mais festejados poetas de sua geração.” (Marcelo Santa Cruz)

%d blogueiros gostam disto: