Olinda terá representação em concurso internacional de vídeo

Os vídeos serão submetidos ao júri internacional do concurso ‘Minha Cidade, Nosso Patrimônio Mundial’, promovido pela Organização das Cidades do Patrimônio Mundial (OCPM)

Publicado por: Secom, em: 31/05/11 às 12:16
Concurso de vídeo OCPM. Foto: Brett Farmiloe

Foto: Brett Farmiloe

A Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda divulgou, em parceria com as Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), os vídeos que irão representar a cidade de Olinda no concurso internacional ‘Minha Cidade, Nosso Patrimônio Mundial’, promovido pela Organização das Cidades do Patrimônio Mundial (OCPM). A comissão julgadora foi composta por Leonardo Castro Gomes (Mestre em Comunicação e coordenador de Cinema de Animação da AESO), Filipe Barros Beltrão (Mestre em Comunicação e coordenador de Produção Fonográfica da AESO) e Marcelo Brito de Morais (Editor e Animador 2D e 3D do BAM Studio).

Camille Beatriz dos Santos Reis, 18 anos, foi a vencedora na categoria de 18 a 21 anos. A jovem é estudante do primeiro período do curso de Cinema, da Universidade Federal de Pernambuco. Segundo Camille, seu principal objetivo ao realizar o curta digital foi explorar o lado histórico e turístico de Olinda, desvendando curiosidades da cidade.

O primeiro lugar na categoria de 14 a 17 anos foi Laura Ithamar dos Santos de Albuquerque, 17 anos, estudante do primeiro período do curso de Rádio, TV e Internet, na AESO. A ideia de Laura foi mostrar que Olinda não é só carnaval e igreja, mas tem uma vida cultural muito efervescente, com várias atividades durante todo o ano. Na opinião de Laura, o concurso foi de extrema importância, pois possibilitou que os participantes conhecessem melhor a cidade que vivem. As duas participantes receberam uma miniescultura do artista plástico olindense Bado.

Após esta primeira seleção, os vídeos serão submetidos a um júri internacional. O vídeo eleito será transmitido oficialmente no Congresso Mundial da OCPM, em Sintra, Portugal. O vencedor receberá a quantia de U$ 500 (quinhentos dólares). A avaliação seguirá critérios de qualidade de produção, conteúdo tratado, originalidade e criatividade.

Assista abaixo os vídeos eleitos:

Olinda, Past and Future (Camille Reis)

Olinda, Arte Cidade (Laura Ithamar)