Notícias

Operação Réveillon garante mobilidade e segurança na festa da virada em Olinda

Esquema contará com pontos de bloqueio no tráfego, reforço no policiamento e a ampliação do trabalho de limpeza nas vias da cidade

Publicado por: Marcilio Albuquerque, em: 28/12/17 às 16:58

A Prefeitura de Olinda organizou um esquema de trânsito, segurança e mobilidade para a festa da chegada de 2018. A Operação Réveillon tem início a partir da manhã deste domingo (31), com reforço no policiamento, interdição das principais avenidas e, ainda, a ampliação do trabalho de limpeza, deixando a cidade nos trinques. Para quem vem participar da virada na orla, junto com amigos e familiares, é importante ficar atento aos pontos de embarque e desembarque, assim como as rotas alternativas, evitando perder qualquer detalhe da grandiosa queima de fogos e das apresentações musicais.

A partir das 8h, quatro pontos de bloqueios fixos e dois móveis começam a tomar conta das vias que dão acesso à orla de Olinda, sendo finalizados a partir das 5h do dia 1º de janeiro. O trecho vai da Rua Alcina Coelho de Carvalho até a Joana D’Arc, em Casa Caiada. O tráfego também ficará interrompido com manilhas de concreto em trechos da Avenida Ministro Marcos Freire, próximo ao colégio Dom, em frente às ruas Alcina Coelho de Carvalho, Caetano Ribeiro, Carlos Nigro e próximo ao Habib’s, em frente à Rua Joana D’arc. Já os bloqueios móveis poderão dar acesso temporário para orla, sendo marcados por cones de sinalização, nas ruas Carlos Moreira Leite e Thomaz Antônio Guimarães, próximo a Avenida José Augusto Moreira.

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito reforça que apenas os veículos de moradores, portando comprovante de residência, poderão ter o acesso liberado. A regra vale também para quem se inscreveu para a instalação de toldos na praia. Quem desejar abastecer os toldos com alimentos e bebidas deverá fazer isto até 19h, com permanência de uma hora para descarregar os produtos e materiais. Em todo o circuito, um efetivo de 15 agentes de trânsito estará a postos, cobrindo os trajetos a pé e também motorizados. Os profissionais também vão orientar pedestres e motoristas quanto as melhores rotas. Vale lembrar que a queima de fogos vai acontecer, a partir da meia-noite, em três pontos: em frente à Igreja do Carmo, Praia do Quartel e Colégio Dom.

Confira no mapa:

Segurança
No quesito segurança, a Operação Réveillon em Olinda vai contar com o reforço de 45 policiais militares e 35 guardas municipais. Na Avenida Ministro Marcos Freire, será instalada uma Base Comunitária Móvel de Videomonitoramento, na altura do Colégio Dom. A BCMV possui três estações de acompanhamento e nove câmeras de alta tecnologia acopladas, trazendo mais tranquilidade para quem vem participar da festa. Além disso, duas Viaturas da Guarda Municipal e duas motocicletas estarão realizando patrulhamento preventivo e em contato com o efetivo da PM.

Limpeza
Para garantir que a cidade permaneça nos trinques, antes e depois da festa de Réveillon, a Secretaria de Serviços Públicos também reforçou o numero de equipes. Desde o início da semana, os profissionais atuam no recolhimento do lixo, varrição e lavagem das ruas e calçadas. Na orla, principal palco da festividade, o trabalho também vai se estender na faixa de areia, deixando o ambiente sempre convidativo para os moradores e visitantes. No pós-festa, a partir das 5h30 de 1º de janeiro, haverá um novo mutirão de limpeza. O apelo de conscientização permanece para que a população evite descartar no chão as garrafas, alimentos, sacos, latas e todo tipo de material. Quem puder trazer o seu próprio saquinho e ao final recolher o que for utilizado, estará contribuindo para o meio ambiente, construindo uma Olinda cada vez melhor.

%d blogueiros gostam disto: