Operações da Defesa Civil diminuem incidentes causados pela chuva

Colocação de lonas, monitoramento de áreas de risco e operações de intervenção são alguns dos serviços prestados pelo orgão durante o período de chuvas no município

Publicado por: Secom, em: 05/05/11 às 9:00
Limpeza de Canal. Arte: Diego de Luna & Pedro W. Borges

Arte: Diego de Luna & Pedro W. Borges

Com a chegada do período de chuvas na cidade, a Prefeitura do Município de Olinda se prepara através de serviços preventivos de manutenção. Nessa época do ano o cuidado tem que ser redobrado, principalmente nas áreas de morro, onde o risco de desabamento se torna um perigo constante para os moradores.

Segundo informações da Defesa Civil, nesta última quarta-feira o índice pluviométrico chegou a 70 milímetros, totalizando quase 25 centímetros nos últimos quatro dias. A estimativa para o mês de Maio é que o nível ultrapasse os 600 milímetros de água. Apesar dos altos índices indicados, até o momento não foi registrado nenhum acidente grave.

Equipes estarão alerta 24h em toda a cidade, com olhos voltados para os bairros de Águas Compridas, Caixa D´Água, Alto da Bondade, Alto do Sol Nascente, Alto da Conquista e Passarinho.

Desde o mês de janeiro a Defesa Civil trabalha em operações de contenção de barreiras. Cerca de 190 rolos de lona foram colocados em mais de 600 pontos de risco, além de intervenções nas encostas com a utilização de cimento-ensacado.

Através de serviços de limpeza, a Prefeitura garante o escoamento das águas das canaletas, canais e galerias do município nas estiagens. Atualmente, a limpeza está sendo realizada nos canais Bultrins-Fragoso e Lava-tripas.

Operações de monitoramento também estão sendo efetuadas no bairro de Jardim Atlântico e na Av. Getúlio Vargas. Com esse tipo de ação fica mais fácil se preparar e agir em áreas onde há mais chances de ocorrer deslizamentos e inundações, incidentes freqüentes em tempos de chuvas fortes. Para maiores informações, a população pode entrar em contato com o plantão 24h da Defesa Civil através do fone 0800 28 12112.