Ordem de Serviço da Academia da Saúde de Santa Tereza será assinada

Publicado por: adminolinda, em: 15/08/13 às 11:48
O espaço terá uma área em torno de 1,2 mil m2, destinada para atividades físicas e modalidades esportivas. Foto: Secretaria de Saúde de Olinda

O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros, assina na próxima sexta-feira, 16, às 11h, a Ordem de Serviço para o início da construção da Academia da Saúde de Santa Tereza, que estará localizada na Rua Duarte Coelho. O polo, que recebe recursos do Governo Federal e tem prazo de entrega previsto para 90 dias, tem o intuito de oferecer à população, práticas esportivas e atividades físicas.

A estrutura, que contará com profissionais qualificados, terá dois espaços: um interno e outro externo. O primeiro será destinado para acolhimento das pessoas, com sala de convivência, depósito e sanitário masculino e feminino, ambos adaptados para pessoas com necessidades especificas.

Na área externa, o espaço multiuso contará com playground, encaixes para fixação de redes para a prática de jogos esportivos, bem como equipamentos compostos por barras para flexão de braços, barras fixas para apoio de pranchas para exercícios abdominais, e espaldar, além de pista para caminhada.

A Secretaria de Saúde de Olinda vai disponibilizar profissionais capacitados para promoção da saúde desenvolvidas na atenção básica, sobretudo, melhorando a qualidade de vida das pessoas, com atividades físicas, orientações destinadas à educação alimentar e nutricional.

Programa

Preconizado pelo Programa Nacional de Promoção à Saúde, a Academia da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, foi instituída através da Portaria nº 719, datado de 7 d abril de 2011. Em 15 de junho desse mesmo ano, foram publicadas duas novas Portarias (1.401 e 1,402), que instituíram, respectivamente, o incentivo para construção de polos da Academia da Saúde e os incentivos para custeio das ações de promoção da saúde do Programa.