Notícias

Ouro Preto recebe 7ª edição do Olinda Mais Cidadania

Exames, consultas e acesso a documentos foram realizados gratuitamente

Publicado por: Redação da Secom, em: 25/08/18 às 11:20
  • Texto e fotos: Pedro Paulo Catonho

Moradores de Ouro Preto e redondezas aproveitaram a manhã deste sábado (25) para colocar diversas pendências em dia com a 7ª edição Olinda Mais Cidadania. A ação gratuita, realizada na Igreja de Deus no Brasil, Rua do Cabo, contou com exames de mamografia, vacinação, pediatria, emissão de CPF, inscrição no Bolsa Família e muito mais.

Para a auxiliar administrativa Maria do Carmo Freitas, moradora do bairro, ter uma ação deste tipo, itinerante, é muito importante para todo município.

“É uma ótima oportunidade, pois não preciso sair da minha área para me cuidar. Acompanho que o Olinda Mais Cidadania tem percorrido vários bairros e acho muito legal. Espero que tenha sempre mais”, destacou ela, que realizou mamografia e exames ortopédicos.

Mas não foi só a população de Ouro Preto que aproveitou esta edição. O aposentado Jorge Lima, da Jardim Fragoso, perdeu seus documentos e aproveitou a oportunidade para resolver sua situação. “Essa ação facilita demais a nossa vida, estava precisando urgentemente de nova via do CPF e identidade”, comemorou.

Já a aposentada Rosilda Souza levou a família toda para a Igreja de Deus no Brasil. Ela realizou vários exames preventivos, já suas netas aplicaram flúor nos dentes e fizeram exames oftalmológicos, e sua filha realizou consultas ao Procon. “Em uma manhã resolvemos problemas que precisaríamos de muitas semanas”, disse.

A parceira Igreja de Deus no Brasil harmonizou o ambiente com músicas e apresentações culturais. Já a Prefeitura de Olinda trouxe ações das mais variadas. Confira a lista:

– Saúde: mamografia; vacinação humana e animal; testes rápidos de DST, aferição de pressão e glicose; clínico geral; pediatra; higiene bucal; prevenção; oftalmologista; ortopedista.

– Emissão de documentos: CPF; certidão de nascimento, casamento e óbito; cartão de estacionamento para deficientes e idosos; CRAS; CREAS; cartão do SUS; cadastramento de celular; cartão livre acesso.

– Recreação: oficinas de xadrez, trânsito e meio ambiente; apresentações culturais.

– Outros: assistência jurídica; direito do consumidor; inscrição no Bolsa Família; parcelamento do IPTU; Procon; Lei Seca (orientações); consulta SPC Brasil; Compesa; Detran; negociações e vale luz; troca por pampa econômicas; troca de resíduos por desconto em conta de luz e corte de cabelo.

%d blogueiros gostam disto: