Notícias

Palestra para prevenção ao câncer de mama é realizada em Olinda

O evento foi realizado na FACHO e contou com a presença de médicos, enfermeiros e alunos da faculdade, como parte da programação do Outubro Rosa no município

Publicado por: Secom, em: 16/10/14 às 12:53

Outubro Rosa“O Outubro Rosa é um mês onde a gente luta pelo enfrentamento ao câncer de mama na vida das mulheres de Olinda. Hoje fizemos um encontro com os profissionais da rede de saúde do município, discutindo a incidência da doença no município que ações podemos fazer para que as mulheres da cidade não venham a sofrer em decorrência do câncer de mama”, falou a coordenadora da Saúde da Mulher de Olinda, Renata Miranda, durante palestra realizada hoje pela manhã, na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). No evento, que contou com a presença de médicos, enfermeiros e alunos da faculdade, foram tiradas dúvidas sobre a doença.

“Esse evento era importante para nós, como profissionais, pois permite que possamos discutir problemas que encontramos com os pacientes, a respeito das dificuldades que temos em relação aos exames e para detectarmos o câncer de mama precocemente. Agradecemos a gestão para discutirmos sobre um tema tão importante para população”, declarou a enfermeira da Unidade da Saúde da Família da Vila Manchete, Alessandra Acioli.

A atividade fez parte da programação do Outubro Rosa, movimento internacional destinado contra o câncer de mama, que desde o século passado é lembrado como um mês de reflexão sobre a doença. A fita na cor rosa representa mundialmente a luta contra o tumor na mama, e Olinda também está inserida na Campanha, com o objetivo de estimular as mulheres acima de 40 anos a se prevenirem contra a doença realizando o exame.

Em Olinda é realizado o Programa Amigo do Peito. Através dele, o mamamóvel está disponível nas comunidades para o exame gratuito de mamografia, que é indicado para mulheres com idade acima de 40 anos. O projeto é uma parceria da Prefeitura Municipal com o Ministério da Saúde, que através do Sistema Único de Saúde (SUS) visa prevenir o câncer de mama, ao diagnosticá-lo com rapidez e qualidade, além de agilizar e diminuir os custos de deslocamento das pacientes. Até o momento, mais de 36 mil exames já foram realizados na cidade.

Veja mais:

%d blogueiros gostam disto: