Notícias

Palestras, brindes e 3º Mamaço reúnem gestantes e puérperas no Shopping Patteo

Evento marca o encerramento do Agosto Dourado em Olinda

Publicado por: Redação da Secom, em: 30/08/19 às 17:28

Este slideshow necessita de JavaScript.

O último dia útil do Agosto Dourado, mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, contou com o 3º Mamaço em Olinda, realizado no Shopping Patteo. Com o tema “Aleitamento Materno, amor que alimenta”, a Secretaria de Saúde do município promoveu o encontro nesta sexta-feira (30.08), com palestras educativas, sessões de fotos das gestantes (pela fotógrafa Michelle Vilanova) e entrega do troféu Mamilo de Ouro para duas mães que amamentaram mais tempo os filhos.

A coordenadora de Saúde da Criança de Olinda, Raquel Braga, ministrou palestra sobre cuidados básicos com o bebê, sobretudo nos primeiros dias de vida, e técnicas de amamentação. Já a coordenadora da Nutrição de Olinda, Thayane Lima, falou sobre o processo de introdução alimentar das crianças.

“Nosso objetivo é sensibilizar sobre essa temática. Trouxemos gestantes e puérperas das unidades básicas de saúde para o evento. Também apresentamos a arte gestacional, que é ultrassom natural, pintura de barriga; e a auriculoacupuntura, para relaxar as mulheres que já estão amamentando e têm tensão na cervical, enxaqueca e insônia”, explicou Raquel Braga. “Tudo foi feito com muito amor e carinho. Gostaria de agradecer a todos da Prefeitura de Olinda e do Estado pelo apoio neste evento”, acrescentou a secretária executiva de Atenção e Vigilância em Saúde, Danyella Travassos.

Até esta sexta, uma campanha foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde e o Shopping Patteo denominada “Doe vidro, doe vida”, arrecadando potes de vidro para armazenamento de leite materno. O recipiente precisa ter boca larga, tampa de plástico e rosqueável e com volume de 50 a 500 ml. Todos o material arrecadado será entregue no Banco de Leite do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros – CISAM.

Para as mães presentes, o mamaço foi uma ótima oportunidade de se sentir livre em um ambiente com grande concentração de pessoas. “Não é todo lugar que aceita bem uma mulher amamentando. A realização de um evento assim, em um espaço público, é importante para nós. O leite não só amamenta, como acalma, traz conforto, dá carinho e é fundamental para o desenvolvimento da criança”, disse Géssica Caroline, mãe de Benjamin Xavier, de um ano e 11 meses.

%d blogueiros gostam disto: