Papo Sustentável discute economia e sustentabilidade para erradicar pobreza

Durante todo a sexta-feira, o Parque do Carmo será palco de palestras e apresentações de casos de sucesso na preservação do meio ambiente

Publicado por: Secom, em: 13/12/12 às 11:58
Parque do Carmo é uma das áreas verdes de Olinda e por onde circula um grande número de pessoas todos os dias. - Foto:Passarinho/Pref.Olinda

Parque do Carmo é uma das áreas verdes de Olinda e por onde circula um grande número de pessoas todos os dias. – Foto:Passarinho/Pref.Olinda

Acontece, nesta sexta-feira (14), em Olinda, o Papo Sustentável. O evento, que é uma parceria da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Porto Digital e Prefeitura de Olinda, vai discutir temas e ações ligados à sustentabilidade. Com o tema “Economia Verde, Sustentabilidade e Erradicação da Pobreza”, a atividade trará iniciativas positivas na preservação do meio ambiente e suas formas de geração de renda para a população carente.

O evento faz parte das comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e o tema foi escolhido com base na Conferência Rio+20, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em junho deste ano. A ideia é debater as estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação da pobreza e a diminuição da desigualdade social no país.

As apresentações acontecerão no Parque do Carmo, mas também têm ocorrido em escolas, universidades, comunidades e locais públicos para mostrar os diversos aspectos envolvidos no estabelecimento de uma economia verde, bem como os desafios da sustentabilidade nas suas dimensões ambiental, econômica e social.

Os projetos apoiados pela Sec. de Ciência e Tecnologia de PE e que são referência em sustentabilidade serão difundidos e ampliados para toda a população. O intuito é apresentar aos moradores ações sustentáveis realizadas por empresas e instituições que unem Tecnologia e Inovação. São projetos que já estão em desenvolvimento e que estão promovendo a transformação da sociedade através de suas atividades.

Dessa forma, serão apresentados os casos “Plataforma solar”, da Chesf, que fará o debate sobre economia verde; “Desafio cidades ecointeligentes”, do Porto Digital, sobre sustentabilidade e “Promoção da atenção básica à saúde através de protocolos educativos utilizando equipamentos móveis”, da UFPE, com base na erradicação da pobreza.

As apresentações têm início às 9h e duração média de 1h30. A organização do Papo Sustentável espera receber aproximadamente 100 participantes por palestra. Confira, abaixo, a programação completa:

9h – SUSTENTABILIDADE
“Desafio cidades ecointeligentes” – Porto Digital

10h30 – ECONOMIA VERDE
“Plataforma solar” – Chesf

14h30 – ERRADICAÇÃO DA POBREZA
“Promoção da atenção básica à saúde através de protocolos educativos utilizando equipamentos móveis” – UFPE

16h – APRESENTAÇÃO CULTURAL
Grupo de maracatu Batuqueiros do Silêncio que usa o método MusiLibras desenvolvido pelo educador Irton Silva/Batman Griô, através do projeto “Som da Pele” de música para pessoas surdas

Serviço:

Papo Sustentável