Notícias

Parceria da Defesa Civil de Olinda com comunidade leva mais segurança no Alto da Bondade

Modelo de trabalho une esforços de moradores com o Poder Público, agilizando o tempo de resposta

Publicado por: Redação Secom, em: 19/11/21 às 11:33

Embora o verão esteja batendo à porta, a Secretaria Executiva de Defesa Civil de Olinda mantém as ações de prevenção na cidade. O intuito é não apenas reforçar a segurança da população, mas também já deixar tudo pronto para o próximo ciclo de chuvas na Região Metropolitana do Recife. Um exemplo dessa atuação é um trabalho em parceria com a comunidade Alexandrina, na Rua São Sebastião, Alto da Bondade. O local ganhou um muro de contenção feito de pedra, com 150 metros de extensão e quatro de altura. Esse tipo de trabalho é feito há dois anos.

Nesse formato de serviço, a população entra com o material enquanto o Poder Público atua com o pessoal técnico para construção. Na Alexandrina foi feito primeiro o estudo do solo, a planificação e retaludamento – correção das imperfeições do terreno para receber a intervenção. “É um trabalho que, diretamente, vai beneficiar cerca de 40 famílias”, explicou o coordenador de engenharia da Defesa Civil de Olinda, Coronel Carlos D’Albuquerque.

Ele ressalta que o maior ganho nesse tipo de ação é na agilidade, pois na aquisição de material seria necessária uma captação de recursos. “Quando desenvolvemos essa parceria com as comunidades agilizamos muito o tempo de resposta e conseguimos liquidar o problema”.

Pular para o conteúdo