Notícias

Parceria entre moradores e o poder público ganha força em Jardim Brasil

Ação em conjunto entre a Prefeitura de Olinda e moradores da Rua Amazonas, trouxe mais qualidade de vida ao local

Publicado por: Secom, em: 16/12/14 às 11:36
Jardim Brasil  passa por um grande processo de reforma urbana que conta com obras de pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário.

Jardim Brasil passa por um grande processo de reforma urbana que conta com obras de pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário.

A parceria entre as pessoas e o poder público é um dos pilares para se atingir uma boa qualidade de vida na comunidade em que se vive. Os moradores da Rua Amazonas, no bairro de Jardim Brasil, têm provado isso com ações de zelo e preservação local e, inauguram a via com festa, amanhã (17). O prefeito de Olinda, Renildo Calheiros estará presente.

A Rua é uma das que estão passando por um grande processo de reforma no bairro, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) do Governo Federal. No local foi feito por parte da Prefeitura de Olinda o esgotamento sanitário, com 637m de rede de esgoto; microdrenagem, com 641m lineares de canaletas; pavimentação e passeios, com 1.679,60m² em pavimentação em paralelepípedo e aproximadamente 969 m² de passeio. Essas ações beneficiaram aproximadamente 70 famílias.

Famílias essas, que se juntaram ao término da obra para agir como verdadeiras parceiras do poder público ao manter uma série de ações que têm ajudando, não só na manutenção da rua, como no seu paisagismo, tornando-a muito mais agradável.

Como corrobora a secretária de Obras de Olinda, Hilda Gomes.”O diferencial da Rua Amazonas, foi que os moradores, felizes pela via ter passado por pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário, se reuniram para melhorá-la ainda mais, colocando jarros e ajudando no paisagismo. E é isso o que a Prefeitura de Olinda quer, que todo olindense se aproprie das suas ruas e cuide delas como se fosse suas próprias casas. Tenho certeza que é isso que acontecerá ali”, disse.

Segundo a moradora Tânia Maria da Silva, até passar por obras, a rua apresentava uma série de problemas. “Era horrível, cheia de lama, buracos, entrava água nas casas, realmente era uma rua péssima. Hoje está uma maravilha e ainda mais com os moradores cuidando. Estamos realmente zelando pela rua, pois é um grande benefício para todos nós”, disse.

“Em agosto o prefeito mandou a sua equipe de obras calçar a nossa rua e depois desse processo, os moradores resolveram se reunir para poder deixar a rua mais bonita. Foi aí que veio a ideia de colocar os vasos e as lombadas, tudo em parceria com a Prefeitura de Olinda”, disse Alice da Silva Araújo, moradora da Rua Amazonas e uma das idealizadoras das ações. Segundo ela, “União” é a palavra, que sintetiza o momento, pois abrange no mesmo sentido a parceria entre os moradores, como também com o poder público. “Hoje todos os vizinhos estão focados em manter a frente da sua casa limpa, em deixar tudo organizado, para que os moradores de outras ruas possam se espelhar em nós”, afirmou.

Como no caso de Ana Carolina Melo, moradora da Rua Maranhão, vizinha à Rua Amazonas e que junto com outros moradores pretendem seguir o exemplo bem sucedido dos vizinhos. “Esse bairro é um bairro muito familiar, muito legal, onde todos são unidos. Então, por que ter um bairro feio? O projeto que os moradores da Rua Amazonas colocaram em prática, tornou a rua muito bonita, agradável e muito viável para passear, caminhar e brincar com as crianças. Isso nós queremos trazer para cá, também”, disse.

URBANIZAÇÃO – Jardim Brasil  passa por um grande processo de reforma urbana que conta com obras de pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário. No total 72 ruas serão pavimentadas. Dessas, 28 já prontas, 17 em execução no momento, restando ainda 20 a serem concluídas. Ainda no bairro, será construído o Conjunto Habitacional, “Cuca Legal”, com 368 unidades habitacionais. Além das moradias, serão construídas ainda mini-áreas de lazer e a nova sede da Associação de Moradores da região.

Veja mais

%d blogueiros gostam disto: