Notícias

Parceria entre PM e Prefeitura de Olinda previne consumo de drogas por estudantes

Trabalho tem como meta atender 2.500 jovens

Publicado por: Redação da Secom, em: 04/09/18 às 17:39

Por: Pattricia Viviane

Uma nova fase do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) está sendo desenvolvida em escolas da rede municipal de Olinda. O trabalho contempla as escolas Izabel Burity, Isaac Pereira, Monte Castelo, Ebenezer Gueiros e Gregório Bezerra. A proposta da iniciativa, coordenada pela Polícia Militar (PM) com suporte da Secretaria de Educação da cidade, tem como foco a preparação de cerca de 2.500 crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis na auto-condução de suas vidas, a partir de um modelo de tomada de decisão. Durante o curso, os alunos ainda acompanharam diversas palestras.

Neste primeiro momento, o Proerd se concentra nos bairros de Rio Doce e Jardim Atlântico. No próximo curso, as localidades assistidas serão Alto da Bondade, Alto da Conquista e Alto do Sol Nascente, em seguida Peixinhos e Ouro Preto.  No ano de 2017, a parceria entre o poder Executivo e a Polícia Militar formou aproximadamente 600 alunos de três escolas.

Luis Henrique, 9 anos, estudante da Escola Monte Castelo, em Rio Doce, está participando do programa. “Estou gostando muito das aulas dos policiais na escola, eles estão passando pra gente coisas importantes”.

De acordo com o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, a criança e o adolescente precisam observar uma polícia mais humanizada; de uma forma ou de outra é preciso lançar políticas públicas que ajudem a juventude a ficar bem distante das drogas.

Para o secretário de Educação, Esportes e Juventude da cidade, “o Proerd soma e contribui muito. A gente percebe essa parceria, essa amizade que o policial tem com o aluno; isso ajuda os nossos alunos que têm problema familiar, mesmo que não seja referente às drogas, mas nessa instrução serve como aprendizado”, afirmou o gestor.

COMO FUNCIONA – Por meio de atividades educacionais em sala de aula, durante três meses, dois policiais militares devidamente capacitados, para cada escola, um para cada turma, repassam aos jovens as estratégias adequadas para tornarem-se bons cidadãos, resistir à oferta de drogas e ao apelo da violência. Com ações direcionadas a toda a comunidade escolar e aos pais/responsáveis, o Proerd também promove a inclusão da família no processo educacional e de prevenção. O programa possibilita à escola complementar seu projeto pedagógico pelo desenvolvimento da cidadania. No final do ano acontece a solenidade de formatura dos alunos do 5º e 7º anos do ensino fundamental com entrega dos certificados.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: