Notícias

Participantes do Concurso Cultural do IPTU 2020 recebem premiações

Prêmio estimulou criatividade da criançada

Publicado por: Redação da Secom, em: 29/11/19 às 15:44

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com o slogan: “IPTU mudando vidas, o nosso avanço é a sua mudança”, criado pelo estudante Erick Henrique da Silva, da Escola Municipal Izaulina de Castro, a Prefeitura Municipal de Olinda premiou os vencedores do 3º Concurso Cultural IPTU 2020, que tem iniciativa da Secretaria de Fazenda e Administração, em parceria com a Educação, Esportes e Juventude.

Desde o seu lançamento, no último dia 6 de novembro, o concurso vem mexendo com o potencial artístico da garotada, que traduziu em slogans e desenhos as ideias inovadoras que serão estampadas na capa do próximo carnê do imposto Predial e Territorial Urbano do Município.

Além do slogan, também foi escolhido o melhor desenho, este de Kauã Da Silva Nascimento, da Escola Municipal Marcolino Botelho. Ambos são estudantes da rede municipal de ensino. Além disso, os alunos e orientadores escolhidos receberam videogames, smartphones e tablets como premiação.

“Estou muito feliz em receber esse prêmio. Minha inspiração foi pensar como o IPTU pode mudar vidas e o avanço que ele trás para a nossa cidade”, disse o estudante Erick Henrique.

Mais de 50% das escolas participaram voluntariamente do concurso cultural. Para se chegar aos vencedores, o concurso teve como tema central “Como o IPTU pode mudar a sua cidade?” que foi o norte das modalidades da disputa de desenho e slogan, passando por duas etapas de validação.

A primeira, que através de uma comissão escolar legitimou os melhores trabalhos e encaminhou para a comissão municipal formada por sete integrantes, julgou e escolheu os trabalhos finais. Na segunda, a comissão formada por jornalistas, publicitários, artistas plásticos e fotógrafo tiveram bastante trabalho na hora de votar e de escolher cada desenho e frase.

Foi pra final sete frases – criadas por estudantes do ensino fundamental do 6º ao 9º ano- , e 33 desenhos – por estudantes do 1º ao 5º. De acordo com a chefa da Divisão de Ensino, Selma Melo, “a cada ano os estudantes vêm se aperfeiçoando nos desenhos e na criatividade das frases /slogans. Fica nítido que o conteúdo da educação fiscal compõe o currículo escolar da rede municipal e eles traduzem isso cada vez mais, por meio da arte, na possibilidade de expressar seus anseios”.

Durante a premiação, o prefeito Professor Lupércio pontuou os serviços prestados pela prefeitura, através do dinheiro arrecadado com o IPTU e falou para a garotada da importância do zelo com a cidade. “Para mim é um orgulho muito grande em ver as nossas crianças preocupadas com a cidade. Quero parabenizar a todos, pois sei que é através da educação que vamos revolucionar e fazer a diferença na gestão”, concluiu o Prefeito Professor Lupércio.

Já a secretária da Fazenda e Administração, Maria do Carmo, destacou que o concurso é um projeto criado para estimular a consciência cidadã em nossa sociedade. “O uso de um desenho e uma frase dos nossos próprios estudantes já é um motivo de incentivo para que eles sintam-se cada vez mais participativos”, enfatizou.  De acordo com o Secretário de Educação, Esportes de Juventude, Paulo Roberto Souza Silva, a cada ano crescemos o número dos estudantes participando do concurso cultural desde a sua primeira edição, no inicio da gestão do nosso prefeito, espero que no próximo ano cresçamos ainda mais com 100% do envolvimento das nossas crianças e adolescentes. “É muito gratificante ver nossos discentes experimentando a educação e cultura por meio da arte”.

Para a sensibilização da garotada, palestras, encenações e outras atividades foram realizadas nas unidades de ensino, destacando que o pagamento em dia do IPTU e sua importância com a arrecadação.

%d blogueiros gostam disto: