Notícias

Pescadores de Olinda recebem a visita dos profissionais da Secretaria de Saúde do município

As ações foram voltadas para saúde do trabalhador e orientação quanto ao acondicionamento dos pescados

Publicado por: Redação da Secom, em: 01/08/18 às 19:11

Texto e foto: Pedro Morais

Representantes da Diretoria de Vigilância em Saúde de Olinda e da Fundacentro visitaram, nesta quarta-feira (1º), a sede da Colônia de Pescadores Z-04 de Olinda, na Rua do Sol, Carmo. A proposta foi a de reunir pescadores e marisqueiras da cidade para discutir o projeto de ações voltadas à saúde do trabalhador pesqueiro, bem como instruir a forma de acondicionamento e manipulação dos pescados.

O encontro contou com a presença do presidente da Colônia, Romildo Holanda; da pesquisadora técnica da Fundacentro, Albertina de Paula e Maristela Blera, da Diretoria da Atenção Básica de Olinda (DAB).

Durante a conversa, os pescadores revelaram a necessidade desses atendimentos de saúde destinados ao segmento, bem como informações sobre aposentadoria, outros direitos e também da realização de cursos de capacitação para o setor.

A pesquisadora, Albertina de Paula, comentou sobre alguns aspectos importantes da saúde do pescador. “Temos que observar o ambiente de trabalho como, por exemplo, a estrutura do barco, além de garantir melhorias na qualidade de vida desses profissionais”, sinalizou, solicitando ao grupo de trabalhadores a multiplicação das informações aos demais pescadores.

Também participaram da reunião a médica do trabalho de Olinda, Patrícia Vieira; dos coordenadores do Consultório na Rua e Políticas da Saúde do Trabalhador de Olinda, Mario Costa e Admilson Ramos, respectivamente, bem como dos inspetores da Diretoria de Vigilância Sanitária, a médica veterinária Jaqueline Claudino e Fernando Sérgio.

 

%d blogueiros gostam disto: