Mata do Passarinho completa aniversário e recebe Plano de Manejo

Comemoração do aniversário da Unidade de Conservação, também faz parte do Calendário Ecológico do mês de outubro

Publicado por: Secom, em: 01/10/13 às 11:21
Lançamento do Plano de Manejo da Mata do Passarinho acontece nesta quarta-feira (2) Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda

Amanhã, dia 02, é aniversário da fundação da Unidade de Conservação e Floresta Urbana Mata do Passarinho. A Prefeitura de Olinda em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), lança o seu Plano de Manejo.

A concepção e implementação das Unidades de Conservação, é uma estratégia utilizada mundialmente na busca da manutenção dos recursos naturais e da sustentabilidade ambiental, econômica e social.

O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) foi instituído no Brasil a partir da Lei Federal 9.985, de 18 de julho de 2000, trazendo critérios e normas para a criação destas áreas. No seu artigo 27º, determina que cada Unidade possua um Plano de Manejo. O manejo implica basicamente em elaborar e compreender o conjunto de ações necessárias para a gestão e uso sustentável dos recursos naturais, em qualquer atividade no interior e em áreas do entorno dela.

Além desse importante passo na evolução das políticas de conservação ambiental no município, Olinda comemora o aniversário da Mata do Passarinho, incluso na programação do Calendário Ecológico de Outubro, com ações educativas e culturais, trazendo as Escolas Municipais e a população para dentro da Mata.

O secretário de Meio Ambiente de Olinda, Roberval Veras, define que ultimamente dois passos muito importantes foram dados para a Mata do Passarinho: A criação do Conselho Gestor da Mata, como expressão de gestão democrática local e o Plano de manejo como instrumento de planejamento estratégico para a consolidação da Unidade de Conservação e Floresta Urbana Mata do Passarinho.

Confira a programação do aniversário da Mara do Passarinho

08h30 – Apresentação sobre a Mata do Passarinho
09h – Cine Ambiental (exibição de curta)
09h40 – Apresentação cultural com arte-educadores