Plano de Manejo para Mata do Passarinho é lançado

O Plano lançado no último dia 02, irá orientar as ações do governo e da sociedade civil em prol da Unidade de Conservação

Publicado por: adminolinda, em: 03/10/13 às 10:36
O Plano de Manejo é um instrumento que irá orientar as ações de conservação e restauração da Unidade de Conservação e Floresta Urbana Mata do Passarinho. Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

Foi lançado na última quarta-feira, 02, o Plano de Manejo da Mata do Passarinho, numa cerimônia que reuniu representantes dos Governos Municipal, Estadual e sociedade civil.

Na ocasião o secretário Executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, Hélvio Polito, falou um pouco sobre a construção do Plano. “Cerca de 48 pessoas, entre técnicos da Secretaria, da Agência do Meio Ambiente (CPRH) e da Prefeitura de Olinda, elaboraram este instrumento de planejamento que viabiliza e dá segurança para investimentos na Unidade de Conservação”. O secretário também destacou que o Plano é pioneiro no Brasil.

Já o secretário de Meio Ambiente de Olinda, Roberval Veras, falou sobre a integração da comunidade para a construção do Plano e das ações da Prefeitura para viabilizá-lo. “Gostaria de destacar a cooperação de diversas Secretarias da Prefeitura, que somaram forças para estruturar o plano”. Roberval também ressaltou a metodologia inovadora do Plano de Manejo e a nova prática de relacionamento com a natureza que irá proporcionar.

Foto: Luiz Fabiano/Pref.Olinda

O lançamento do Plano aconteceu no dia do aniversário da Reserva, e por isso houve uma extensa programação em comemoração à data. Pela manhã alunos de escolas municipais tiveram aula de educação ambiental e assistiram uma esquete teatral sobre o mesmo tema. Além disso, houveram apresentações das crianças do “Projeto Amigos da Natureza” e da Banda Sinfônica do Centro de Ensino Musical de Olinda (Cemo). A tarde houve apresentação da peça “ Pé de História”, contação de histórias e “Cine Meio Ambiental”, além de palestra com um representante da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) com o tema “Mata Atlântica: Patrimônio Natural e Biodiversidade”.

A Reserva de Floresta Urbana Mata do Passarinho possui 14 hectares de Mata Atlântica. Está localizada no bairro de Passarinho, na bacia hidrográfica do Rio Beberibe, próximo aos bairros do Alto da Bondade, Caixa D’Água, Águas Compridas e dos córregos dos Carneiros e do Abacaxi. Espécies como Jacarandá, Pau Sangue, Oiti, Sucupira e Visgueiro compõem a flora local. Além disso, a reserva conta com trilhas abertas na mata e um açude. Este espaço é considerado um dos últimos resquícios de Mata Atlântica na cidade de Olinda.

Horário de funcionamento para visitas à Reserva
Manhã: das 7h30 às 13h
Tarde: das 14h às 16h
Contato: (81) 3429.6287 ramal 212