Pontos críticos de lixo viram jardins e praças em Rio Doce

Reeducandos à disposição da Secretaria Executiva de Serviços Públicos auxiliam no trabalho

Publicado por: Redação da Secom, em: 09/05/19 às 17:24

Um ponto de lixo, com mau cheiro e foco de doenças. Um ponto de plantação de mudas, cercado e bem limpo. Dois cenários, um mesmo lugar. Reeducandos a serviço da Prefeitura de Olinda – com apoio de moradores – têm feito essa transformação em alguns pontos da cidade. Desde terça-feira (07.05) e com previsão de conclusão para sábado (11), a equipe trabalha na Avenida das Garças, quadra I, IV Etapa de Rio Doce, na erradicação de pontos críticos de lixo e instalação de jardins com o suporte da Secretaria Executiva de Serviços Públicos.

Além do trabalho com a “mão na massa”, de capinação, plantação, limpeza, colocação de cacimbas de pneus e flores, a gestão municipal tem distribuído panfletos com informações alertando aos moradores para que não descartem o lixo em locais proibidos.

“Nosso principal objetivo é acabar com o foco de lixo e trazer um ambiente mais humanizado, agradável para os moradores de Rio Doce. Antes, apenas realizamos o trabalho de remoção de lixo, mas no dia seguinte a sujeira já estava de volta. Colocando esses jardins, deu certo. Na Rua Colibri, por exemplo, o lixo chegava a atrapalhar o trafego na rua. Hoje, com as nossas decorações e a ajuda da população, o ambiente está muito melhor. Nossa expectativa é que aconteça o mesmo na Avenida das Garças”, explicou o coordenador de manutenção e limpeza de Serviços Públicos de Olinda, Pablo Pereira.

E a população ajuda mesmo. Aldemir “Índio”, como é conhecido e pediu para ser identificado, é muito conhecido na área. Morador da IV Etapa há 15 anos, ele teve a iniciativa de criar a Praça do Índio, na quadra 13, com apoio da Prefeitura em 2017. Nesta quinta (9), ele estava suando a camisa na Avenida das Garças junto aos reeducandos, ajudando na limpeza.

“Na Praça do Índio, era lixo acumulado com mais de dois metros de altura. Como hoje sou aposentado e tenho muito tempo, gosto de ajudar os meninos. Faço com amor. Estou sempre acompanhando e parabenizo os serviços da gestão”, disse Índio, bem humorado. Quem também estava empolgada com o novo jardim é Ivoneide Costa, a “Tia da Tortinha”. Ela, que mora há cerca de 500 metros do espaço que está em construção, auxiliou na plantação de mudas.

“É meu maior prazer fazer isso, é de coração. Ajudo nessa das Garças e também contribuí na praça da Rua 72. Nosso município merece”, disse a também aposentada, que está há 30 anos morando no local.