Pré-Conferências de Assistência Social discute eixos e escolhe os delegados

A escolha dos delegados foi feita na Plenária Final, e servirá para a Conferência Municipal de Assistência Social que ocorrerá nos dias 30 e 31 de julho

Publicado por: Secom, em: 04/07/13 às 11:50
No total, foram eleitos 29 delegados representando o segmento ‘usuário’ e 29 delegados representando o segmento ‘trabalhador’. Foto: Secretaria de Desenvolvimento Social de Olinda

As Pré-Conferências de Assistência Social de Olinda, que ocorreram de 14 a 27 de junho, serviram também para eleger os delegados que farão parte da Conferência Municipal, e discutir os trabalhos em grupos por eixos.

Foram seis eixos de trabalho. O Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social; Gestão do Sistema único de Assistência Social (SUAS): Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação; Gestão de Trabalho; Gestão dos Serviços, Programas e Projetos; Gestão dos benefícios no SUAS; Regionalização.

A discussão em torno do Cofinanciamento Obrigatório da Assistência Social teve como objetivos, a avaliação do atual quadro da gestão orçamentária e financeira, o fortalecimento do orçamento próprio para o cofinanciamento da Política de Assistência Social, assim como conhecer o ciclo orçamentário, além de afirmar junto aos gestores, o compromisso do cofinanciamento da Política de Assistência Social.

O eixo sobre a Gestão do SUAS: Vigilância Socioassistencial, Processos de Planejamento, Monitoramento e Avaliação, tratou de avaliar, discutir, analisar e compreender a concepção da vigilância socioassistencial, enfocando a utilização de todos os sistemas de informação da organização do diagnóstico socioterritorial e do mapeamento da vulnerabilidade.

O foco em torno da Gestão do Trabalho esteve em, avaliar e reafirmar a concepção de gestão do trabalho, para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social, considerando a implantação de quadros efetivos e de funcionários, planos, cargos, carreiras e salários e concurso público.

A Gestão dos Serviços, Programas e Projetos, avaliou do ponto de vista do controle social, os processos de acompanhamento dos serviços, programas e projetos ofertados pela rede socioassistencial.

Assim como a Gestão de Benefício no Sistema Único de Assistência Social, avaliou do ponto de vista do controle social, os processos de acompanhamento da gestão dos benefícios de transferência de renda.

Já a Regionalização, tratou de avaliar e fortalecer a gestão compartilhada e integrada dos entes federados, visando a garantia da integralidade de acesso às proteções, reconhecer as diversas realidades socioeconômicas, culturais e étnicas e suas expressões.

Eleição dos delegados

Uma etapa muito importante das Pré-Conferências é a eleição dos delegados, representando os segmentos ‘usuário’ e ‘trabalhador’. O delegado exerce papel fundamental para o controle social, pois é ele quem vai representar os interesses e demandas coletivas na Conferência Municipal.

No total, foram eleitos 29 delegados representando o segmento ‘usuário’ e 29 delegados representando o segmento ‘trabalhador’. Confira a lista dos escolhidos.

Usuários Trabalhadores
Rosicleide Pinheiro Zoraia Lins