Pré-Conferências de Cultura são iniciadas em Olinda

As pré-conferências abrem espaço para debates e propostas ligadas às políticas culturais e aos desafios do Sistema Nacional de Cultura

Publicado por: adminolinda, em: 25/06/13 às 12:41

Conferência Municipal de Cultura Na próxima quinta-feira (27), serão iniciadas as Pré-Conferências preparatórias para a 3ª Conferência Municipal de Cultura. Os debates acontecerão em dois dias consecutivos, no Instituto Histórico de Olinda, em frente à Praça do Carmo, a partir das 18h. Com base no tema da Conferência Nacional “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”, as Pré-Conferências darão ênfase também ao Plano Municipal de Cultura e aos avanços e desafios da cidade na área, desde a última conferência, em 2009.

Para facilitar a dinâmica das discussões, a Secretaria de Patrimônio e Cultura, agrupou as linguagens artísticas e culturais, que terão plenárias em dias específicos. No primeiro dia, quinta-feira (27), para Artesanato, Música, Carnaval, Costumes e Saberes, Cultura Popular e Trabalhadores da Cultura. Já na sexta-feira (28), as atenções estarão voltadas para os temas de Artes Plásticas, Artes Cênicas, Literatura, Patrimônio, Audiovisual e Organizações Não Governamentais ligadas à cultura..

De acordo com Lucilo Varejão, secretário de Patrimônio e Cultura de Olinda, a participação nas pré-conferências é indispensável para que os representantes dos movimentos sociais, populares, de linguagens artísticas, e organizações não governamentais, possam eleger os delegados para a 3ª Conferência Municipal de Cultura e, consequentemente, para as conferências Estadual e Nacional. “São espaços onde os participantes podem debater sobre as demandas ligadas às políticas culturais, além de propor soluções aos desafios do Sistema Nacional de Cultura”, complementa.

Além de eleger os delegados que representarão o Município nas conferências Estadual e Nacional, está na pauta de objetivos das pré-conferências a elaboração e proposição de prioridades e diretrizes para o diagnóstico da diversidade cultural do município, assim como o aprofundamento e desenvolvimento de práticas de gestão democrática e participativa, ao nível do planejamento estratégico municipal.

O secretário lembra ainda que o Plano Municipal de Cultura continua aberto para consulta pública até o dia 12/07, na página (www.olinda.pe.gov.br/pmc/consulta-publica/). Após essa data, ele será revalidado e encaminhado à Câmara de Vereadores, para aprovação. “A consulta popular é importante porque os Planos Municipais de Cultura são instrumentos de planejamento estratégico que organizam, regulam e norteiam a execução da Política Municipal de Cultura. Seu conteúdo é a expressão viva do desejo, das motivações e das expectativas dos segmentos representativos da sociedade, para o desenvolvimento da cultura e da arte. Ele vai traçar as Políticas Culturais de Olinda nos próximos 10 anos”, ressalta.

Programação

Quinta-feira (27): Artesanato, Música, Carnaval, Costumes e saberes, Cultura Popular e Trabalhadores da Cultura;
Sexta-feira (28): Artes Plásticas, Artes Cênicas, Literatura, Patrimônio, Audiovisual e Organizações Não Governamentais ligadas à cultura.

Serviço

Local:  Instituto Histórico de Olinda. Av. Liberdade, 214, Praça do Carmo, Carmo.
Data: Dias 27 e 28, à partir das 18h
Consulta pública do Plano Municipal de Culturawww.olinda.pe.gov.br/pmc/consulta-publica/