Pré-Conferências de Política para as Mulheres elegem mais de 100 delegadas em Olinda

As 114 mulheres escolhidas participarão da IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, nos dias 30/09 e 01/10

Publicado por: adminolinda, em: 27/09/11 às 8:13
A Pré-Conferência atraiu mulheres de todas as idades em Rio Doce. Foto: Ádria de Souza/Prefeitura de Olinda

Olinda está realizando as Pré-Conferências de Políticas Públicas para as Mulheres em todo o município. Para isso foi montado um esquema de discussões com o público feminino nas 10 Regiões Político-Administrativas (RPA’s) que compõem a cidade. Na sexta-feira passada (24), em Rio Doce, a plenária atraiu mulheres de todas as idades para a Escola Compositor Antônio Maria (Polivalente).

O encontro aconteceu no auditório da escola, das 19h às 22h. O interesse em participar da Pré-Conferência foi tão grande que contou com a presença de 3 gerações de uma mesma família, e avó, filha e neta foram juntas ao evento. Teve até homem participando. Faltou cadeira para tanta gente e algumas pessoas ficaram em pé durante os debates.

As principais questões aprovadas foram na área de saúde e educação. A participação da mulher nos espaços de poder também foi um ponto defendido por muitas participantes. O atendimento integral às mulheres vítimas de violência física e sexual, com garantia de acesso ao aborto nos casos previstos por lei (estupro, feto acefálico e risco de morte para a mãe) e a ampliação da política das escolas integrais levou as mulheres aos aplausos. Um outro destaque aprovado nas Pré-Conferências foi a feitura de concurso público para educador social com o propósito de atuar na prevenção da violência nos bairros.

Das 7 Pré-Conferências realizadas até o momento, saíram 100 delegadas das RPA’s e 14 servidoras que irão participar da IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres de Olinda, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro, na Academia Santa Gertrudes, Alto da Sé. Nesta terça (27/09) acontecerá a Pré-Conferência das Entidades da Sociedade Civil no Coletivo Mulher Vida, às 14h e a plenária com as delegadas das RPA’s, onde serão escolhidas as 5 conselheiras e as 5 suplentes que irão compor o Conselho Municipal da Mulher.