Prefeito Renildo Calheiros recebe prêmio do Programa Prefeito Amigo da Criança

Premiação da Fundação Abrinq – Save the Children reconhece Olinda como um dos 182 municípios que melhoraram a vida de crianças e adolescentes, durante os anos de 2009 a 2012

Publicado por: adminolinda, em: 26/06/12 às 18:25
O Coral Encanto de Olinda é um dos projetos da Prefeitura de Olinda que foram premiados pela Abrinq. Foto: Ádria de Souza/Pref.Olinda

Olinda tem mais um motivo para comemorar os resultados do seu empenho na implantação de políticas públicas para as crianças e adolescentes do município. O reconhecimento do trabalho desenvolvido vem através de uma premiação da Fundação Abrinq – Save the Children ao prefeito Renildo Calheiros, que será entregue no dia 27 de junho, no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados de Brasília.

Esta já é a 4ª edição do Programa Prefeito Amigo da Criança, que tem como principal objetivo parabenizar os gestores que demonstraram a implementação de ações exitosas em suas cidades. Olinda foi reconhecida como um dos 182 municípios que melhoraram a vida de crianças e adolescentes, durante os anos de 2009 e 2012.

O prêmio será entregue ao prefeito Renildo amanhã, em Brasília. Mas em Olinda também haverá uma solenidade nesta quinta-feira, dia 28, na sede da prefeitura, a partir das 15h, com apresentação musical das crianças do Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO).

As diversas ações no campo da educação, saúde, proteção social e orçamento, desenvolvidas durante a gestão, foram cuidadosamente acompanhadas pelo programa. O resultado disso foi a construção de valores sociais positivos mediante a priorização de políticas públicas para a infância e a adolescência, bem como a mobilização da sociedade para a garantia da aplicação dos seus direitos.

Entre as ações que obtiveram sucesso, podemos destacar os Programas de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Liberdade Assistida, da Secretaria de Desenvolvimento Social; o Saúde na Escola, fruto da parceria entre as secretarias de Educação e Saúde; a construção de quadras poliesportivas, da Secretaria de Esportes; e a criação do Coral Encanto de Olinda, que agrega cerca de 160 crianças participantes de outros programas sociais.

As metas traçadas pelo município para mensurar o avanço dessas políticas foram monitorados através de uma ferramenta eletrônica denominada Mapa PPAC. O programa vistoriou a articulação das secretarias no desenvolvimento de ações integradas, através de eixos norteadores divididos da seguinte maneira: Promovendo vidas saudáveis, Acesso à educação de qualidade, Proteção contra maus-tratos e violência, e Orçamento.

Abrinq – Save the Children

A Fundação Abrinq, Instituição sem fins lucrativos, foi criada em 1990 – ano da promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente – com o objetivo de mobilizar a sociedade para questões relacionadas aos direitos da infância e da adolescência. Seu trabalho é pautado pela Convenção Internacional dos Direitos da Criança (ONU, 1989), Constituição Federal Brasileira (1988) e Estatuto da Criança e do Adolescente (1990).