Notícias

Prefeitura de Olinda apoia eventos de exibição e produção cinematográfica

Com a programação gratuita, Cine PE se instala em Olinda

Publicado por: Secom, em: 27/04/11 às 12:42
Oficina de cinema de animação. Foto: Divulgação

Oficina de cinema de animação. Foto: Divulgação

Agora Olinda é só cinema. Depois de eventos marcantes na cidade como Carnaval e Páscoa, é a vez da grande tela se instalar com os eventos Cine PE em Olinda, Cine Anima Itinerante e, ainda, um lançamento nacional de edital para pontos de cultura e produção de documentários. Todos os eventos contam com o apoio da Prefeitura de Olinda por meio da Secretaria de Patrimônio e Cultura.

Cinema é o que se respira durante os quatro dias de Cine PE de Olinda, com programação inteiramente gratuita. Mesas redondas, seminários e uma mostra itinerante com dois filmes de grande bilheteria estarão disponíveis aos amantes da sétima arte entre os dias 2 e 5 de maio. “A nova Secretaria do Audiovisual e os festivais de cinema” é o tema da mesa redonda, coordenada por Ana Paula Santana, secretária do Audiovisual, abrindo a agenda. Outro tema explorado no Cine é “Oportunidades de produção conjunta entre Brasil e Itália”, no dia 3, sob a coordenação Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio. Ambos os eventos ocorrerão na Faculdade Aeso (Rua de São Bento, nº 200, Varadouro), das 15 às 18h.

No dia seguinte (4) é a vez do seminário “Projetos Audiovisuais Sustentáveis: Cidadania Responsável e Formação de Público”. Os expositores serão Adailton Medeiros, idealizador do Projeto Ponto Cine do Rio de Janeiro, e Cícero Aragón, Presidente da Fundacine do Rio Grande do Sul. A coordenação é do professor da Universidade Federal Fluminense, João Luiz Leocádio.

“O ensino de cinema e as perspectivas do mercado de trabalho” será o seminário do dia 5. A exposição fica por conta de Irene Ferraz, diretora da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Rio de Janeiro, e Aida Marques, professora carioca.

Ainda no mesmo dia (4), o romântico e juvenil “Desenrola”, dirigido por Rosane Svartman e Juliana Lins, é exibido no Parque do Carmo, às 19h. No elenco estão Kayky Brito , Pedro Bial , Jorge Sá , Claudia Ohana , Marcelo Novaes  e Letícia Spiller.

O Cine PE em Olinda encerra sua 15ª edição com a ficção “Lula – O filho do Brasil”, de Fábio Barreto, no dia 5, também no Parque do Carmo, às 19h. Rui Ricardo Diaz, Glória Pires, Cleo Pires, Marat Descartes, Milhem Cortaz, Lucélia Santos, Antônio Pitanga, Juliana Baroni fazem o elenco deste filme, que conta a história de nosso ex-presidente.

Cine Anima

O Cine Anima Itinerante ensina jovens olindenses a arte do desenho animado no Museu do Mulengo – Espaço Tiridá (Rua de São Bento, 344), das 14 às 17h, até esta sexta-feira (29). Ao final da oficina de uma semana, os cerca de 20 alunos da turma terão noções de como produzir artesanalmente um desenho animado. Além de se utilizarem de equipamentos – como aparelhos de ilusão de ótica e mesa de luz- , os jovens terão acesso a exibições dos 45 filmes da Mostra Nordeste, utilizada para discussão das técnicas dos estilos e dos temas.

O curso é gratuito e é ministrado, há 20 anos, pelo Pontão de Cultura Cine Anima Itinerante, com sede em Itamaracá. O projeto, porém, não acaba por aí. Uma semana por mês ele irá se repetir, com novos alunos, no mesmo local, por um período de um ano. O tema é um só: Educação patrimonial. E será esse o mote do curta que será produzido ao final das oficinas, com o material dos estreantes na arte do cinema.

Edital

O Ministério da Cultura publicou edital nesta quarta-feira (27) para receber projetos de pontos de cultura e demais realizadores audiovisuais. A iniciativa também conta com apoio da Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda.

Serão 45 dias de inscrições e selecionados 20 pontos de cultura para a produção de 80 documentários. Os trabalhos alimentarão o programa Revista Cultura Viva, exibido pela TV Brasil. O objetivo é contribuir para o fortalecimento da produção audiovisual dos Pontos de Cultura e apoio a articulação desta rede. Outras informações pelo site www.labculturaviva.org.

%d blogueiros gostam disto: