Prefeitura de Olinda disponibiliza site com informações sobre licitações

O novo site de Licitações abriga detalhes dos processos de cunho licitatório do município e utiliza o software livre WordPress

Publicado por: Secom, em: 25/11/10 às 15:02
Site de Licitações da Prefeitura de Olinda - Arte: Taís Nascimento/Pref. Olinda

Novo Site de Licitações da Prefeitura de Olinda garante a transparência nos processos licitatórios do município - Arte: Taís Nascimento/Pref. Olinda

Seguindo a postura de manter as ações da gestão transparentes à população, foi lançado recentemente pela Secretaria de Comunicação (Secom) o novo Site de Licitações da Prefeitura de Olinda. O espaço abriga os detalhes dos processos de cunho licitatório do município, divulgando a abertura dos mesmos, as empresas participantes e a evolução do trâmite legal até que se determine quem prestará o serviço à cidade.

No site estão listadas as licitações nas modalidades Convite (onde as partes são escolhidas e convidadas a participar da licitação); Tomada de Preços (onde as partes são anteriormente cadastradas e atendam às condições exigidas pela referente licitação); Concorrência (onde qualquer interessado poderá participar, contanto que possua os requisitos mínimos de qualificação exigidos); e Pregão (processo para aquisição de bens e prestação de serviços, disputada através de lances em sessão pública).

Assim como o portal da Prefeitura de Olinda e o site do Carnaval, o Site de Licitações foi criado pelo Núcleo de Comunicação Digital (NCD) da SECOM e utiliza em sua concepção o WordPress, um sistema de gerenciamento de conteúdo gratuito e livre, que tem como uma das principais características a flexibilidade de uso. Criado inicialmente como um sistema para gerenciamento de blogs, o WordPress cresceu e hoje está por trás de grandes portais e sites como o do Ministério da Cultura, o blog oficial da Presidência da República e o da Fundação Nacional de Arte (Funarte).

Para o uso ao qual se propõe no Site de Licitações, o WordPress foi adaptado, recebendo recursos adicionais no que diz respeito à segurança. Ele ganhou também um sistema de buscas personalizado com filtros para modalidade, origem e ano da licitação a ser pesquisada. Dentro de cada texto cadastrado também estão disponíveis botões para a impressão do conteúdo, envio por e-mail e gravação no formato de arquivos Acrobat (PDF). O visitante também pode cadastrar seu e-mail para receber as atualizações do site.

Outro diferencial do Site de Licitações que permeia todo o trabalho web desenvolvido pela Secom de Olinda é a preocupação com a usabilidade. Com essa ideia em foco, a intenção foi fazer um site fácil de navegar e com todas as áreas de serviço devidamente destacadas. A mesma preocupação também foi decisiva na escolha do tamanho das fontes de texto maiores que as normalmente usadas em sites noticiosos.

Serviço: