Prefeitura de Olinda e AESO assinam convênio para estágios

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 02/05/11 às 17:14
Vista Aérea da Igreja de São Pedro. Foto: Antônio Melcop/Pref.Olinda

Foto: Antônio Melcop/Pref.Olinda

A Prefeitura de Olinda investe na formação de jovens visando a preservação de seu farto patrimônio histórico e firma convênio com a Faculdades Integradas Barros Melo/AESO. O acordo abre vagas para estágio entre os estudantes da instituição no Laboratório de Preservação de Bens Móveis e Integrados da Secretaria de Patrimônio de Olinda. A assinatura será nesta quinta-feira (05), às 11h, no Palácio dos governadores.

Os alunos fazem parte do curso de Artes Plásticas da AESO que buscam conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de desgaste natural, conservação e restauro do objeto de arte. A turma é formada por 10 alunos e, para eles, três vagas estão disponíveis na Prefeitura.

O estágio oferecerá aos estudantes experiências nas áreas de Análise e Pesquisa de Materiais, Imaginária, Pintura, Documentos Gráficos e Textuais. Assim, ao final da experiência, eles estarão aptos a avaliar o estado de conservação de determinada peça, como também poderão propor uma ação de tratamento de conservação.

Primeiramente, os jovens farão um treinamento com objetos pessoais e depois, então, terão a oportunidade de manipular parte do acervo pertencente ao Município de Olinda sob tutela do Laboratório de Preservação de Bens Móveis e Integrados. Eles serão monitorados por um supervisor que é um técnico-restaurador do próprio Laboratório.

A Prefeitura disponibiliza a infraestrutura do espaço e o material de proteção a ser utilizado nas aulas práticas. Já a AESO ficará encarregada de pré-selecionar e encaminhar os estagiários, assim como indicar um professor para acompanhamento, controle e avaliação das aulas.

O estágio, que conta horas-aula obrigatórias para o currículo acadêmico, terá duração de seis meses. Este tipo de convênio está previsto no art. 116 e seguintes da Lei nº 8.666/93 e suas alterações, na Lei de nº 6.494/77, regulamentada pelo Decreto nº 87.497/82.

SERVIÇO

• Faculdades Integradas Barros Melo/AESO: Av. Transamasônica, 405, Jardim Brasil 2, Olinda
  • Secretaria de Patrimônio e Cultura: Rua de São Bento, 160, Varadouro, Olinda – Fone: 3439.1988