Notícias

Prefeitura de Olinda e ciclistas afinam medidas para o uso de bikes na cidade

Sugestões vão fazer parte de um relatório de prioridades

Publicado por: Redação da Secom, em: 19/07/19 às 16:03

A convite da Bike Anjo, Ameciclo e Olinda Bike Club, todas organizações de defesa dos ciclistas em Pernambuco, o prefeito Professor Lupércio e membros da Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda fizeram uma incursão de bicicleta por 7,1 km de importantes vias da cidade. O objetivo da ação, realizada nesta sexta-feira (19.07), foi sentir as necessidades encontradas pelas pessoas que usam esse meio de transporte para se locomover no município.

O percurso saiu da Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcante, nas proximidades da padaria Pão Doce Pão. De lá, todos seguiram pedalando pelos bairros de Casa Caiada, Bairro Novo e Varadouro, até chegar ao prédio sede da Prefeitura de Olinda, na Rua São Bento, Sítio Histórico da cidade.

Nesse trajeto, o grupo parou em cinco pontos considerados primordiais pelos integrantes das associações de defesa dos ciclistas. Ruas Tomaz Antônio Guimarães, Cláudio Nigro, Carmelita Muniz de Araújo e do Sol e as avenidas Ministro Marcos Freire e Sigismundo Gonçalves, foram algumas das vias percorridas.

Ampliação das estruturas cicloviárias, criação de bicicletários públicos e sinalização para integração da mobilidade motorizada com a não motorizada foram alguns dos pontos observados. No entanto, as organizações de ciclistas enviarão, nos próximos 15 dias, um relatório sobre a vistoria técnica. Com esse material em mãos, a Secretaria de Transportes e Trânsito de Olinda analisará quais medidas poderão ser tomadas de imediato.

INTERVENÇÕES – A Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) de Olinda delineou um projeto para construção do terceiro trecho da Ciclovia Camilo Simões, do Varadouro ao Carmo, numa extensão de quase 1 km. O projeto já está em tramitação na Caixa Econômica Federal para liberação dos recursos. Paralelamente, a equipe técnica da STT e representantes das entidades de ciclistas estão mapeando os pontos da cidade que poderão ser contemplados com a implantação de ciclofaixas. Para isso, basta apenas a Prefeitura sinalizar os locais e adotar alguns ajustes transformando as laterais das faixas de rolamento em pontos para o fluxo de bicicletas.

%d blogueiros gostam disto: