Notícias

Prefeitura de Olinda e IBGE definem parceria para o Censo 2020

Amplo trabalho de pesquisa será realizado em 34 mil domicílios na cidade

Publicado por: Redação da Secom, em: 19/09/19 às 12:28

O Prefeito de Olinda, Professor Lupércio, recebeu na manhã desta quinta-feira (19.09), representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O encontro, no Palácio dos Governadores, tratou sobre a parceria com o poder público para a realização do novo Censo Demográfico, previsto para os meses de agosto a outubro de 2020. O município vai receber o amplo trabalho de pesquisa, comportando 34 mil domicílios e seis postos de coleta, montados em áreas estratégicas.

Esta foi a primeira de uma série de cinco reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo 2020. A Prefeitura de Olinda vai colaborar com o trabalho nas áreas de divulgação e infraestrutura, atuando também com a cessão dos pontos de apoio. A equipe de trabalho do IBGE contará com mais de 330 recenseadores, possibilitando o cálculo da população e o recolhimento das mais diversas informações para a captura de um retrato da cidade.

De acordo com Lupércio, o trabalho é de extrema relevância. “Se faz necessária a conscientização da população, recebendo bem os pesquisadores. São dados que ajudam a construção de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida dos olindenses”, ressaltou. Participaram do encontro o vice-prefeito, Márcio Botelho; o secretário de Meio Ambiente e Planejamento Urbano, André Botelho; a secretária de Governo, Mirela Almeida; o secretário-executivo de Controle Urbano, Sérgio Fentes, além de vereadores do município.

Segundo a coordenadora de área do IBGE, Karla Annes, as equipes serão contratadas por meio de seleção pública, promovida a partir do início do próximo ano. “As estatísticas  nos trarão a chance de entender o que mudou em Olinda, nos últimos dez anos, abastecendo estudos com os dados econômicos e sociais dos bairros e seus habitantes”, explicou. Para o chefe da agência do instituto na cidade, Yuri Cavalcante, a pesquisa conta com o apoio dos cidadãos, possibilitando resultados eficientes.

 

Texto: Marcílio Albuquerque / Foto: Ana Alencar

%d blogueiros gostam disto: