Notícias

Prefeitura de Olinda marca presença na Fliporto 2013

O estande contará com diversas atividades que incluem recitais poéticos, contação de histórias, lançamento de obras literárias, entre outras atrações

Publicado por: adminolinda, em: 12/11/13 às 17:44
Estande da Prefeitura de Olinda na Fliporto 2012. Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda

Estande da Prefeitura de Olinda na Fliporto 2012. Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda

A Fliporto, Festa Literária Internacional de Pernambuco, aporta mais uma vez na Cidade Patrimônio. Nesta edição, a Prefeitura de Olinda estará representada por um estande, organizado pela Secretaria de Patrimônio e Cultura do município, que contará com diversas atividades culturais e literárias. O estande estará disponível aos visitantes durante os quatro dias do evento, que começa nesta quinta-feira (14) e segue até o domingo (17).

Entre as atrações do estande estão o lançamento de obras literárias, recitais poéticos, contação de histórias, oficina de fantoches, sarau da Rede do Livro, da Leitura e da Literatura de Olinda (REDELLLOLINDA) e do Movimento Artístico Literário (MAL), entre outras atividades.

Confira abaixo a programação completa

Dia 14 de Novembro de 2013 – quinta-feira

17h30 – O livro de gênero Ensaio “A Revolução Literária em Pernambuco – Uma Visão Crítica e Histórica”, do poeta, escritor e crítico literário Bezerra de Lemos, é um importante relato do que ocorreu nos bastidores da literatura em Pernambuco, na década de 1920.Na tentativa de resgatar parte significativa da história, o autor compara o Movimento Modernista Literário de 1926, no Recife, com o Movimento Modernista Literário de 1922, em São Paulo e Rio de Janeiro, e traz, como grande destaque, a poesia do livro “Catimbó”, do pernambucano de Palmares Ascenso Ferreira.

18h – Tertúlia Pernambucana, recital poético-musical com a participação dos poetas: Zed’Melo, Madalena Castro, Maria de Andrade, Miruh de Olinda, Geraldo D’Almeida Alves, Luiz Carlos Dias, Nivaldo Lemos, José Evangelista, Altair Leal, Silvano Burgos, Eunápio Mário, Bezerra de Lemos, Antonio de Campos, Sevy Nascimento, Isaac Sete Cordas, Silvio Júnior, Dido Santos, Jacques Natureza, Ricardo Silva, Plínio Varjão, Malungo, Mônica Siqueira, Gabriela Félix, Natasha, Osvaldo Araújo, Sérgio Leandro, Jessé Romon, Ubiracy Olimpio, entre tantos outros poetas da cena olindense-recifense.
Coordenação: Luiz Carlos Dias

19h – Palestra sobre História do Coco de Roda.
Coordenador: Mestre Pacheco Cantador – Presidente da União Olindense de Coco de Roda de Pernambuco.

20h – Apresentação Musical – Grupo ACRIA: Filipe de La Massa, Nilo Baj e Ytalo Primórdio.

Dia 15 de Novembro de 2013 – sexta-feira

11h – Biblioteca Comunitária Lar Meimei (integrante da releitura -Rede de Bibliotecas Comunitárias da Região Metropolitana). A atividade contará com contação de histórias, e oficina de fantoches
Coordenação: Flávia Lucena

14h – Lançamento do II volume do livro “A rapidez do instante” e do cd duplo Stanius Freitas – 30 anos depois – Songbook Frevos do poeta, compositor e médico, Dr. Stanius Freitas de Albuquerque.

15h – O Cordel “A História do Cordel em Cordel”, de José Evangelista e Luiz Carlos Dias (Edição dos Autores), é um canto didático sobre as diversas formas do gênero – “Literatura de Cordel”, – e visa estimular alunos nas escolas, à poesia. A obra é composta de 32 sextilhas (16×16), com xilogravura da capa assinada pelo o escultor pernambucano “cidadão olindense” J. Maciel. O referido Cordel terá a transcrição Braille.
Coordenação: Luíz Carlos Dias

16h -“O Livro dos Bichos”, de Antonio de Campos (Funcultura Governo do Estado de Pernambuco), é composto de 70 poemas infanto-juvenis, com temas regionais do folclore pernambucano e nacional, além de poemas de cunho afro-brasileiro, como O Caboclo-de-Lança, O Caboclinho-de-Pena, Festa di Corme i Damião, etc. Um livro universal para os que estão em fase de crescimento e aos crescidos, que não se esqueceram da felicidade de um dia terem sido meninos.
Coordenação: Luíz Carlos Dias

17h – “Amanhecer – Versos Brancos”, de Sevy Nascimento (Editora Babecco), livro de estreia, traz uma poética calcada no cotidiano humano, à luz de imagética alvorada. Espiritual, a poeta segue inspirada, onde canta em verso livre o Sertão em temas tão diversos como sol, tempo, chuva, vento, entre outros elementos da Natureza, além de temas românticos, onde declara o seu amor.
Coordenação: Luíz Carlos Dias

19h – Sarau da RedelllOlinda (Rede do livro, da leitura e da literatura de Olinda)

Dia 16 de Novembro de 2013 – sábado

11h – “Pão em poesia”, de Mônica Siqueira (Edição da Autora), traz uma poética em verso livre sobre a trajetória do pão. Cronista na origem (jornalista por formação), com toda a sua experiência na área de panificação, a poetisa nos passa a sua emoção de convívio diário com este fino alimento, num relato histórico desde os primórdios até os dias atuais. O livro tem texto de Orelha assinada por Antonio de Campos e Prefácio de Dom Antonio Fernando Saburido.
Coordenação: Luíz Carlos Dias

14h – Apresentação do Batuque legal e Recital Poetas do Futuro (Escola Professora Norma Coelho – CAIC e Academia Santa Gertrudes)
Coordenação: Madalena Castro e Maria das Dores

15h – Apresentação da ATO

17 h – Sarau da RedelllOlinda (Rede do livro, da leitura e da literatura de Olinda) e UBE (Núcleo Paulista e Academia Paulista de Letras)
Coordenação: Maria de Andrade

18h – Sarau do Movimento Artístico Literário (MAL)

20h – Apresentação Nill Ribeiro
Coordenação: Maria de Andrade

Dia 17 de Novembro de 2013 – domingo

11h – Si Cabral – Lançamento do livro A Galinha Tufinha e a Raposa Malvada
Coordenação: Madalena Castro

15h – “Napoleão Bom de Arte”, de Osvaldo Araújo (Edição do Autor), narra um causo ocorrido na ll Guerra Mundial envolvendo uma família aristocrata do Recife, que criava um macaco mascote. O protagonista-mascote Napoleão, valendo-se do descuido do guarda-noturno do bairro, que esquecera sua espingarda na parede da casa, teria dado um tiro, e matado três galinhas, um pato e o galo de brigas Zarabatana, considerado o rei das rinhas. O causo envolve grande confronto jurídico e um desfecho surpreendente. A capa e as ilustrações da obra são assinadas pelo artista plástico olindense Sergio Luiz.
Coordenação: Luíz Carlos Dias

16h – “Vermelho – Realidades e Utopias Num Punhado Eclético de Poesias”, de Silvano Burgos (Edição do Autor), reúne poemas em verso livre, sonetos com temas variados, entre outras invenções/reinvenções poéticas sem definição, indo do escárnio ao mais fervoroso amor platônico, passando pela ironia, pelo riso e o amor que o fez apaixonar-se. Sua poética, como o subtítulo bem sugere, alterna entre o real e o imaginário. Neste livro, o autor registra a maioria de seus poemas concebidos na década de 1990 até os dias atuais.
Coordenação: Luíz Carlos Dias

17h – Lançamentos: Coletânia de poesias românticas da autora Margarett Leite, que apresenta a significância de Galéu: Amor. É assim que a poetisa era camada pelos entes mais queridos. Mulher forte, dedicada e sensível, Galéu que sempre amou e tenta descrever em versos esse sentimento tão profundo que é o amor. E coletânia de poesias, da autora Selma Ratis, dividas em categorias: Eróticas, Amor, Afeto e Poemas para Selma. “Sua poesia, alem de ser epidérmica, parece blusa de mulher antonense que se abre em flúidas fozes. Gosto dela porque me inicia ao pecado e sem ele não posso viver. Assim como não consigo viver sem o ar da manhã e sem a doce saliva da menina antonense de corpo frágil. (Mas o vendo foi mais que o vento nos seus cabelos castanhos e favos de mel).”
Coordenação: Madalena Castro e Maria de Andrade

18 h – Sarau Sociedade dos Poetas Vivos
Coordenação – Madalena Castro

20h – Apresentação Lêda Santos

Veja mais

%d blogueiros gostam disto: