Prefeitura de Olinda promove II Fórum de Combate ao Trabalho Infantil

II Fórum de Combate ao Trabalho Infantil discute o trabalho infantil e a violação dos direitos fundamentais na infância e na adolescência

Publicado por: adminolinda, em: 31/05/10 às 11:28
Projeto “Viver a Infância e a Adolescência é Direito Meu” é executado dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que atende crianças e adolescentes de 7 a 16 anos – Foto: Chico Santiago/Pref. Olinda

A Prefeitura de Olinda, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos (SDSCDH), realiza no dia 1º de junho (terça-feira), das 14h às 17h, no Hotel Sete Colinas, o II Fórum de Combate ao Trabalho Infantil.

O evento integra as atividades programadas para marcar o encerramento do Projeto “Viver a Infância e a Adolescência é Direito Meu”, executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, dentro do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), bem como lembrar a passagem do Dia Mundial e Nacional Contra o Trabalho Infantil celebrado em 12 de junho.

O fórum tem como tema central “O trabalho infantil e violação dos direitos fundamentais na infância e na adolescência”. Na abertura terá apresentação do Coral Encanto de Olinda, logo após a mesa de debate será composta pela promotora da Infância e Adolescência do Ministério Público de Olinda, Andréa Karla; a procuradora do Ministério do Trabalho, Débora Tito; a Gerente Estadual da Proteção Especial, Rizete Costa; a Representante do CENDHEC, Valéria Pedrosa; além da secretária de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, Conceição Costa.

O objetivo principal do encontro é discutir formas de combate ao trabalho infantil em Olinda e na região metropolitana. O público do evento será composto por representantes das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Juventude, Esporte e Lazer, Conselhos Municipais de Assistência da Criança, de Saúde, de Educação; Conselhos Tutelares de Olinda, Coordenadores Municipais do PETI na região metropolitana, representantes de todas as ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos.

VIVER A INFÂNCIA

O Projeto “Viver a Infância e a Adolescência é Direito Meu” envolveu 1.450 crianças e adolescentes do PETI e participantes da jornada ampliada oferecida em 11 ONGs conveniadas à prefeitura do município.

Durante os meses de abril e maio as crianças e adolescentes participaram de atividades como leituras de textos, debates e oficinas onde puderam expressar os conhecimentos adquiridos em cada etapa do projeto, que incluiu ainda momentos de formação para a equipe técnica, dirigentes das ONGs e educadores do programa.

O projeto teve o objetivo de reunir em um encontro crianças, adolescentes e familiares para juntos refletirem qual o significado da infância e da adolescência hoje, tentando construir com eles as possibilidades de enfrentamento das questões que desafiam o crescer saudável, e possibilitando o fortalecimento da rede sócio-assistencial de proteção à infância em Olinda. Dentro desse contexto foram realizadas oficinas com a temática da gravidez na adolescência, exploração sexual infantil, DST/AIDS, drogas lícitas e ilícitas.