Prefeitura de Olinda realiza ações preventivas contra as chuvas

As medidas visam evitar acidentes nas áreas de risco da cidade e diminuir alagamentos

Publicado por: Secom, em: 25/01/11 às 18:00
Limpeza de Canal. Arte: Diego de Luna & Pedro W. Borges

Arte: Diego de Luna & Pedro W. Borges

Desde o começo do ano, a Prefeitura Municipal de Olinda realiza diversas ações preventivas com o objetivo de evitar acidentes nas áreas de risco da cidade. Porém, devido às últimas chuvas, essas ações foram intensificadas.

Para que ocorra um escoamento natural das águas, a Defesa Civil começou a limpeza e capinação das canaletas e escadarias do município. Também está sendo realizado um serviço de microdrenagem das encostas, o que melhora o escoamento e evita deslizamentos.

Ainda para conter encostas, a Defesa Civil trabalha com a chamada “rip–rap” que é uma contenção que segue o esquema solo-cimento ensacado e elimina o ponto de risco, além da colocação das lonas que diminuem o risco de acidentes.

Por último, a Defesa Civil está promovendo uma campanha educativa junto às comunidades, orientando as pessoas para que deixem suas casas em caso de risco iminente e para que não plantem árvores de grande porte nas encostas.

Já Secretaria de Serviços Públicos está realizando limpeza de galerias e caixas coletoras nos pontos críticos de alagamento observados durante as últimas chuvas. Além disso, vias como as Estradas de Águas Compridas, Caenga, Av. Frederico Lundgren, em Rio Doce, Av, Antônio da Costa Azevedo, em Peixinhos, e Av. Benjamin Constant, em Salgadinho, também estão sendo contempladas com a limpeza de galerias e linhas d’água.

A prefeitura também inicia na primeira quinzena de fevereiro a programação de limpeza dos 26 canais da cidade. A ação se repete pelo menos uma vez por ano. A Secretaria de Serviços Públicos já iniciou a limpeza das cabeceiras dos canais da cidade, a começar pelos canais Bultrins-Fragoso e Bonsucesso.