Prefeitura de Olinda realiza formatura de turmas do PlanSeQ

Beneficiários do Bolsa Família se formam em curso de qualificação profissional para o setor da Construção Civil

Publicado por: adminolinda, em: 13/09/10 às 14:03
Objetivo é qualificar o profissional para o mercado de trabalho da construção civil. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

O município de Olinda realiza na próxima quinta-feira (16), às 19h, no auditório Nelson Correia, a cerimônia de formatura das seis primeiras turmas do Programa PlanSeQ na área de Construção Civil.

No total, cerca de 120 alunos receberão seus certificados por terem concluído as aulas de pedreiro, azulejista e reparador. O Plano Setorial de Qualificação da Construção Civil do Ministério do Trabalho e Emprego é uma parceria da prefeitura de Olinda, em conjunto com o (FAT) Fundo de Amparo ao Trabalhador e o Instituto Epa.

O curso foi dividido em duas etapas, a primeira começou no dia 10 de maio e a segunda ainda está com as inscrições abertas.  Para concorrer a uma vaga é necessário o candidato ser maior de 18 anos, beneficiário ou dependente do Programa Bolsa Família e estar cursando da 4º série em diante.

Nesta segunda etapa serão oferecidas oito turmas com 25 vagas cada uma. Os interessados devem se inscrever no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do seu bairro munidos dos seguintes documentos: cópias do RG, CPF, comprovante de residência, cartão do Bolsa Família ou extrato e carteira profissional. Os beneficiários do Bolsa Família, ao participarem dos cursos, não perdem o beneficio.

As aulas de qualificação serão realizadas em dois turnos (tarde e noite). O curso terá carga horária de 200 horas, sendo 4 horas diárias. As funções oferecidas são de pedreiro, gesseiro, pintor e instalações. Os alunos receberão formação teórica e prática. Todos os selecionados terão direito a fardamento, material didático, lanche e certificados.

PLANSEQ

É o Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional para os Beneficiários do Programa Bolsa Família. A ação está articulada com as obras do PAC – Plano de Aceleração do Crescimento e visa atender à demanda de mão-de-obra qualificada para as vagas criadas pelo crescimento econômico e implementar um modelo unificado de ações complementares que ampliem as oportunidades de inclusão ocupacional dos trabalhadores beneficiários do Programa Bolsa Família. Os cursos de qualificação profissional são adequados às demandas de mão-de-obra regionais, tomando como base a evolução da oferta de postos de trabalho e estimulam a articulação entre os setores de trabalho e assistência social não só no âmbito municipal, mas também no estadual e federal.

Serviço:

Formatura Planseq – Construção Civil