Ouvir a matéria clicar no player
Após o período de fortes chuvas em Olinda, a Prefeitura seguiu com as ações para minimizar os danos e garantir a segurança da população. Nesta quinta-feira (6), equipes da Defesa Civil realizaram 10 vistorias em imóveis e em áreas de morros, além de instalar 69 lonas plásticas de prevenção contra deslizamentos. Treze árvores foram erradicadas.
Além disso, o município disponibilizou dois abrigos: um localizado na Vila Olímpica, no bairro de Rio Doce, e o outro no Centro Pop de Olinda, no Varadouro, para acolher as 33 pessoas que ficaram desabrigadas e as 83 desalojadas.
Obras de macrodrenagem e ações preventivas
Ainda na quinta-feira, equipes da Secretaria de Gestão Urbana intensificaram os trabalhos de macrodrenagem em pontos estratégicos da cidade, incluindo os canais da Malária (Varadouro), Ouriço do Mar (Ouro Preto) e Lava Tripas (Peixinhos). Ao todo, as ações de desobstrução estão em andamento nos 27 canais do município, com o objetivo de minimizar alagamentos.
Em paralelo, ações de limpeza de canaletas e galerias avançam em todos os bairros, utilizando equipamentos como hidrojatos, escavadeiras e caminhões trucados para garantir maior eficiência nas intervenções. Essas ações fazem parte da Operação Inverno 2025, que alia infraestrutura e educação ambiental para reduzir riscos e proteger a população.
Para emergências, a Defesa Civil disponibiliza o telefone 0800.081.0060. Já aqueles que necessitam de abrigo podem acionar o Serviço de Linha de Cuidado pelo número (81) 99974 – 3764.