Notícias

Prefeitura divulga balanço do Carnaval de Olinda 2011

Cerca de 1,8 milhão de foliões curtiram os quatro dias da folia de Momo em Olinda. A prefeitura garantiu a diversidade cultural e a descentralização da festa nos 12 pólos de animação

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 09/03/11 às 12:31
Grupo Percussivo Conxitas. Foto: Pire/Pref.Olinda

Grupo Percussivo Conxitas. Foto: Pire/Pref.Olinda

A Prefeitura Municipal de Olinda comemora o sucesso do Carnaval 2011. Este ano, cerca de 1,8 milhão curtiram os quatro dias da folia de Momo em Olinda. Centenas de agremiações percorreram as ruas da cidade, com folia que não se restringiu à Cidade Alta, espalhada por diversos bairros da cidade. No Carnaval de 2011, a prefeitura garantiu a diversidade cultural e a descentralização da festa nos 12 pólos de animação espalhados pelos quatro cantos da cidade, que funcionaram madrugada à dentro.

Além dos desfiles das agremiações, circuitos na Cidade Alta receberam orquestras e grupos itinerantes que garantiram a animação dos foliões nos intervalos dos blocos.

PASSÓDROMO E PÓLOS – A volta do Passódromo correspondeu às expectativas e trouxe as tradicionais agremiações para fazer suas evoluções. Cerca de 32 agremiações desfilaram no Passódromo, como Pitombeira dos Quatro Cantos, Flor da Lira, Maracatu Nação Leão Coroado, Vassourinhas de Olinda, Toureiros de Olinda, entre outras. Além do Passódromo, 12 pólos de animação garantiram a diversidade cultural e contribuíram para a descentralização da festa até de madrugada. Pólo Afro Nação Xambá, Pólo Sítio de Seu Reis, Pólo Peixinhos, Pólo Salgadinho, Pólo Rio Doce, Pólo Ouro Preto, Pólo Guadalupe, Pólo Maracatu, Pólo Samba, Pólo Fortim, Pólo Infantil e a Casa da Rabeca enriqueceram a programação da cidade.

PÓLO INFANTIL – No Pólo Infantil o destaque foi dado para a programação diversificada que incluía oficinas de percussão, dança popular, maquiagem artística, reciclagem com pet, confecção de máscaras e brinquedos. Vários blocos infantis como o “Eu acho é Pouquinho” e o “Patusquinho” fizeram apresentações voltadas para a criançada. Além disso, vários grupos infantis se apresentaram para a garotada. Foram cadastradas com pulseira de identificação 11.256 crianças durante os quatro dias de folia.

PATRIMÔNIO – De acordo com a Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda, a campanha de preservação do patrimônio realizada durante o Carnaval foi exitosa e não houve registro de qualquer dano aos monumentos protegidos no âmbito do Sítio Histórico.

ANIVERSÁRIO – No dia 12 de março Olinda comemora 476 anos e a prefeitura preparou uma programação especial para marcar o momento. Um grande Encontro de Blocos Líricos marcará a data. Mais de 50 agremiações irão colorir as ladeiras do Sítio Histórico. O encontro será às 19h, na Rua 15 de Novembro, bairro do Varadouro. Por lá passarão Bloco Eu quero Mais, Mdeira do Rosarinho, Flor da Lira de Olinda, Flor de Lis e muito mais.

SERVIÇOS PÚBLICOS

ATENDIMENTO MÉDICO

SPA Adulto e Infantil em Peixinhos: 290 atendimentos
Pólo Barros Barreto: 592 atendimentos
Tricentenário: 463 atendimentos
Samu: 82 ocorrências internas em Olinda
Atendimentos: curativo, atendimento clínico, sutura e remoções. Não houve registro de óbito.
Preservativos: 288 mil durante os quatro dias. 72 mil por dia.
Vigilância sanitária: 2.040 inspeções realizadas entre ambulantes informais, cabines e barreiras sanitárias.

Histórico dos números de atendimentos nos últimos 3 anos:
2009 – 2.407 procedimentos
2010 – 1.556 procedimentos
2011 – 1.427 procedimentos

POLÍTICAS SOCIAIS

A Secretaria de Desenvolvimento Social desenvolveu um conjunto de ações de prevenção e proteção social a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social.  O Espaço Folia Cidadã, uma iniciativa implantada em 2009 pela Prefeitura de Olinda, foi criada para abrigar os filhos dos comerciantes informais (ambulantes e barraqueiros) que trabalham nos dias de carnaval. Este ano, o local recebeu 251 crianças e adolescentes de 0 a 17 anos durante os quatro dias de folia, que se divertiram com atividades recreativas como oficinas da dança, pintura e percussão. O espaço contou com o suporte de educadores sociais, assistente social, psicóloga, oficineiros, recreadores, cuidadores e outros. Dos 251 jovens atendidos, 50 foram de outros municípios (Recife, João Pessoa e Paulista).

SEGURANÇA

Durante os quatro dias de folia, Olinda recebeu um efetivo de 3.500 homens da Polícia Militar. A Companhia Independente de Apoio ao Turista (Ciatur) registrou 40 ocorrências no Sítio Histórico entre as 18h da sexta-feira (04) até às 7h da terça-feira (08), por agressão, atentado ao pudor, tumulto, lesão corporal, desacato a autoridade, desordem, roubo e tráfico de drogas. Além disso, foram apreendidas duas armas brancas (facões) e 10 papelotes de cocaína, 10 pedras de crack, 26 papelotes de maconha e 2.173 tubos de loló.

ACHADOS E PERDIDOS

A Guarda Municipal registrou a perda de 1.135 documentos até às 12h da terça-feira (08). a lista dos documentos e o endereço da Guarda Municipal estão disponibilizados no site do carnaval: www.carnaval.olinda.pe.gov.br. A Guarda disponibilizou um efetivo de 180 homens que trabalharam na prevenção de danos ao patrimônio, auxílio ao cidadão, averiguação de denúncias diversas e apoios a ações de secretarias da Prefeitura de Olinda.

SERVIÇOS PÚBLICOS

Durante os quatro dias da folia de Momo cerca de 500 funcionários da Secretaria de Serviços Públicos trabalharam na limpeza do Sítio Histórico, incluindo varrição, coleta de lixo e lavagem das ladeiras.

Coleta de Lixo – 250 toneladas recolhidas durante os quatro dias de festa.
Coleta Seletiva – 12.320 quilos de material reciclável foram coletados por 140 catadores cadastrados.
Lavagem das ladeiras – Foram utilizados 192 mil litros de água e 49 mil litros de essência de eucalipto.
Banheiros químicos – Foram instaladas 220 cabines sanitárias no Sítio Histórico e pólos de carnaval. Foram utilizados cerca de 5 mil rolos de papel higiênico e sugados dos banheiros 90.720 litros de dejetos. A limpeza das cabines foi realizada por cerca de 200 pessoas que utilizaram 9 mil litros de desinfetante no serviço.

FISCALIZAÇÃO DO SOM ELETRÔNICO

A Secretaria de Assuntos Jurídicos montou um esquema especial para atender as denúncias da utilização de aparelho sonoro acima do limite permitido pela legislação municipal (5.306/2001). Uma equipe de 15 servidores municipais, com reforço da guarda Municipal, Polícia Militar, CIATUR e Secretaria Transporte, Controle Urbano e Ambiental, ficaram de plantão na secretaria para atender toda a demanda durante os quatro dias da folia de Momo. Foram recebidas 32 denúncias e 17 imóveis foram intimados, mas não houve necessidade de aplicação de multa. Uma barraca, localizada no Varadouro, não seguiu as normas estabelecidas e teve seu equipamento apreendido.

TRÂNSITO E TRANSPORTE

O planejamento de trânsito e transporte elaborado e coordenado pela Secretaria de Transporte, Controle Urbano e Ambiental mostra-se, a cada ano, como mecanismo eficiente para facilitar o ir e vir de foliões durante o carnaval.

O espaço Memorial Arcoverde abrigou o Estacionamento Legal pelo segundo ano consecutivo com um total de 6.381 carros estacionados. E os foliões que lá estacionaram seus veículos se deslocaram sem problemas até o foco da animação, na Praça do Carmo pela Linha da Folia. Foram transportados 17.836 mil passageiros durante os quatro dias de Carnaval.

Os 5 pontos de bloqueio, com mais de 300 funcionários destacados para o serviço, funcionaram sem problemas para garantir o fluxo de pessoas pelo Sítio Histórico. Tais funcionários, inclusive, registraram diversos elogios vindos dos foliões.

A Secretaria faz um balanço positivo uma vez que houve redução na aplicação de multas em relação ao ano de 2010, com 395 infrações aplicadas. Foram ainda apreendidos e rebocados 54 veículos. A retirada dos bloqueios será realizada a partir das 12h da Quarta-Feira de Cinzas.

CONTROLE URBANO E AMBIENTAL

A equipe do Controle Urbano trabalhou com 400 pessoas (entre administrativo e operacional). Foram realizadas apreensões de produtos de outras marcas, isopores, carroças, mesas irregulares, entre outros. Foram trocadas uma média de 500 garrafas de vidro por vasilhames plásticos por dia.

TURISMO

De acordo com a Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnologia foram ocupados cerca de 98% dos leitos disponíveis na rede hoteleira de Olinda. O fluxo de turistas e visitantes (fora da Região Metropolitana do Recife), nos cinco dias de folia, foi de 870 mil. Foram gerados 65 mil empregos.

%d blogueiros gostam disto: