Prefeitura e agremiações acertam o passo para o Carnaval 2015

Em encontro, Governo Municipal e carnavalescos discutiram ações para garantir a segurança e a mobilidade de brincantes e foliões durante todo o período momesco

Publicado por: Secom, em: 07/01/15 às 17:27
Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda

Cerca de 40 líderes de agremiações participaram de uma reunião no auditório da Academia Santa Gertrudes, na tarde desta terça-feira (06). O encontro, proposto pela Secretaria de Patrimônio e Cultura de Olinda em parceria com a Secretaria de Planejamento e Controle Urbano do município e a Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), teve por objetivo sanar dúvidas e buscar o apoio dos carnavalescos no sentido de oferecer uma maior segurança e mobilidade a todos nas prévias, carnaval e pós Quarta-feira de Cinzas.

O período momesco na Marin dos Caetés vai do fim do ciclo natalino até a Quarta-feira de Cinzas. Neste espaço de tempo, o número de festas e de visitantes na cidade aumenta consideravelmente. “Através deste encontro, queremos aproximar ainda mais carnavalescos do Poder Público para que, juntos, possamos oferecer a melhor infraestrutura de carnaval para o folião”, disse o diretor de Cultura, Pepe Jordão.

Representantes da CIATur – companhia da PM responsável pelo policiamento do sítio histórico –  distribuíram formulários em que os carnavalescos podem solicitar o apoio da Companhia durante o desfile das agremiações e pediram que fossem rigorosos com os horários para início e o fim do cortejo dos blocos. “Só assim, o efetivo pode assistir todas as agremiações que solicitarem o nosso apoio”, comentou o tenente J. Júnior.

CIATur se reuniu com os blocos para um maior ordenamento da festa. Foto: Passarinho/Pref.Olinda

O diretor de Licenciamento, da Secretaria de Planejamento e Controle Urbano, Alex Caldas, deu orientações sobre o alvará de funcionamento das festas e o comércio ambulante no entorno. De acordo com ele, ao dar entrada no alvará para a realização da festa, seja na prévia ou durante o carnaval, um fiscal da Secretaria vai até o local onde ocorrerá o evento para avaliar as condições de segurança do espaço.

“Pedimos também às agremiações que nas festas comercializem apenas bebidas em lata ou garrafas plásticas, evitando o uso das garrafas de vidro que podem se transformar em armas no caso de uma desavença ou confusão”, alegou o diretor de Licenciamento.

O encontro e as sugestões parecem ter sido aprovadas pelos líderes das agremiações que participaram da reunião, como o carnavalesco Zuza Miranda. Seu bloco, o Munguzá de Zuza Miranda e Thais, completa 20 anos de folia em 2015. “O carnaval de Olinda é uma brincadeira popular e é preciso essa união com os poderes públicos para manter essa característica tão marcante da nossa festa com a valorização das agremiações”, disse.

Ricardo Moreira, da troça “Parou por quê?” vai além: “Acho, inclusive, que encontros como esse têm que acontecer logo após o carnaval para que façamos um balanço do que deu certo e o que precisa melhorar”.

Mais informações:
Secretaria de Patrimônio e Cultura – (81) 3439.1988 | FAX: (81) 3429.3141
Secretaria de Planejamento e Controle Urbano  –  (81) 3305.1029 / 3305.1005 / 3305.1009 | Fax: 3439.3781
Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur) – (81) 3181.1718