Notícias

Prefeitura e Bombeiros capacitam moradores para combate a incêndios

Iniciativa visa a criação de uma Brigada de Incêndio como medida de preservação dos bens culturais contidos no Sítio Histórico de Olinda

Publicado por: Secom, em: 23/01/14 às 19:03
Bombeiros. Foto: Patrick Szymshek

Foto: Patrick Szymshek

Artistas, comerciantes e empresários do Sítio Histórico de Olinda participam, nesta sexta-feira (24), de um curso sobre a prevenção e o combate a incêndios no município. Numa parceria com o Corpo de Bombeiros, a Prefeitura pretende capacitar toda a população com relação ao tema e formar uma Brigada de Incêndio na cidade. A aula tem início às 8h, no Núcleo de Ações Preventivas (NAP) dos Bombeiros, que funciona no Espaço Ciência.

Por suas ladeiras seculares, antigos casarões e toda a cultura que carrega com os seus artistas, Olinda conquistou o título de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco, no ano de 1982. Cada parte dessa história requer cuidados especiais. Principalmente, em casos de incêndios. É preciso saber como esses incidentes têm início para evita-los e o que fazer caso venham a acontecer.

“Muitas pessoas não sabem como agir em casos de incêndio e, na tentativa de ajudar, podem causar prejuízos ainda maiores”, explica o Tenente Werben, do NAP. Segundo ele, o primeiro impulso de uma pessoa diante de um incêndio é jogar água para apagar as chamas. “Mas, numa atitude como esta, o cidadão pode atingir a corrente elétrica, por exemplo, e iniciar um processo de descarga de energia e choques”, comenta.

Pensando em evitar este tipo de situação, a Prefeitura de Olinda convidou donos de hotéis, pousadas, bares, restaurantes e ateliês para participar de uma capacitação sobre a prevenção e o combate a incêndios. O objetivo é manter vivo, preservado e sempre acessível à visitação esse patrimônio tombado pela Unesco.

“Neste primeiro momento, vamos trabalhar com proprietários de estabelecimentos comerciais e artistas, o que representa uma boa parcela da população do Sítio Histórico. Em seguida, faremos este mesmo trabalho com moradores e, assim, cobrimos toda a área. Queremos que eles saibam identificar os tipos de incêndio, com proceder em cada um deles e a manusear um extintor corretamente”, argumenta o Tenente Werben.

O curso tem quatro horas de duração, envolvendo as partes teórica e prática. Serão abordados os seguintes assuntos: tetraedro do fogo, classes de incêndio, agentes extintores, extintores de incêndio (tipos), propagação do fogo e método de extinção. A partir daí, a Prefeitura de Olinda segue para a criação de uma Brigada de Incêndio na cidade. Para isso, está estabelecendo uma parceria com a Secretaria de Defesa Social do Estado para a aquisição de equipamentos e a formação completa do grupo que irá compor a brigada.

“Nestes casos, o treinamento é mais prolongado. Tem 20 horas de duração e conclui com uma simulação em que todos vivenciam a situação de perigo”, afirma o Tenente Werben. O curso para prevenção e combate a incêndios acontece nesta sexta-feira (24), às 8h, no Núcleo de Ações Preventivas (NAP) dos Bombeiros, que funciona no Espaço Ciência.

%d blogueiros gostam disto: