Notícias

Prefeitura entrega Monumento Ruína do Senado

Em 10 de novembro de 1710, Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito em favor da fundação da República

Publicado por: Marcos Oliveira, em: 18/02/20 às 11:13

A Prefeitura de Olinda entregou, nesta terça-feira (18.02), a recuperação de mais um monumento histórico da Cidade Patrimônio. Trata-se da Ruína do Senado, na Rua Bernardo Vieira de Melo, em frente ao Mercado da Ribeira, no Carmo.

Lá, em 10 de novembro de 1710, Bernardo Vieira de Melo deu o primeiro grito em favor da fundação da República entre nós. A intervenção compreendeu a limpeza e consolidação, constando de estabilização dos espaços entre as pedras existentes e preenchimento de fendas e revestimento das fachadas. Além de uma estrutura por trás no monumento.

O prefeito, Professor Lupércio, explicou que esse cuidado é fundamental em uma cidade como Olinda. “Foram três meses de obras. Um processo minucioso de preservação desse legado que nos faz conhecidos no mundo todo”, afirmou.

A recuperação custou R$ 30 mil, provenientes do Fundo de Preservação/Conselho de Olinda.
A obra foi de responsabilidade da Secretaria Executiva de Patrimônio – Secretaria de Cultura, Patrimônio, Turismo, e Desenvolvimento Econômico, com apoio do Conselho de Preservação dos Sítios Históricos de Olinda; Núcleo de Educação Patrimonial de Olinda; Arquivo Público Municipal de Olinda; Laboratório de Preservação de Bens Móveis e Integrados de Olinda; e Laboratório de Arqueologia de Olinda.

Histórico

Conhecido por “Monumento da Estrela”, nesse lugar funcionava o Senado de Olinda, algo que hoje corresponderia à Câmara de Vereadores da cidade. Depois que foi fechado e o Poder Legislativo olindense foi transferido para outro bairro, onde hoje é o prédio da Prefeitura Municipal, ruiu e acabou desmoronando.

Este slideshow necessita de JavaScript.

%d blogueiros gostam disto: