Prefeitura lança plano de ações integradas para o Sítio Histórico

A ação visa melhorar o fluxo de veículos e intensificar o trabalho de controle urbano na cidade

Publicado por: Secom, em: 26/11/09 às 16:13
Ladeira da Misericórdia

Ladeira da Misericórdia - Foto: Passarinho/Pref.Olinda

O prefeito Renildo Calheiros lança nesta sexta-feira (27) um plano de ações integradas de circulação de trânsito e controle urbano para o Sítio Histórico de Olinda. A iniciativa visa melhor preparar a cidade para eventos como o Arte em Toda Parte, festejos natalinos e período pré-carnavalesco. Serão concentradas ações de trânsito e de controle urbano para o Alto da Sé e o Fortim do Queijo, por estarem passando por reformas. A apresentação para a comunidade da cidade será às 14h, na sede da Prefeitura.

Entre as intervenções, a partir do próximo sábado (28), a circulação de veículos no Alto da Sé, que era de mão dupla, será de curso único no trecho que vai da Ladeira da Misericórdia até a Ladeira da Sé. Serão intensificadas também ações de fiscalização de uso de som acima do volume permitido, de estacionamento e comércio irregulares em todo o Sitio Histórico.

No Fortim do Queijo, a inversão de trânsito que acontece de segunda a sexta-feira, das 16h às 22h, passará a ocorrer também aos sábados e domingos, das 8h às 12h, por conta do aumento de fluxo de veículos no sentido das praias. A inversão acontece para que a prefeitura realize estudos sobre o afundamento na Avenida Ministro Marcos Freire, que fica com apenas uma faixa de circulação para o tráfego de ônibus, veículos pesados e carro passeio. Veículos de pequeno porte, que vêm no sentido Recife – Olinda podem utilizar também a Rua do Sol, que passa a ser mão dupla no trecho entre a Praça do Carmo e Rua Farias Neves Sobrinho.

O projeto de requalificação do Alto da Sé prevê ordenamento do comércio, construção do Mercado de Artesanato, liberação da vista para o Horto Del Rey, readequação paisagística, embutimento da fiação, substituição dos postes por lampiões, requalificação do prédio da caixa d’água, onde será instalado um elevador panorâmico e construído um mirante que vai possibilitar uma vista de 360 graus para Olinda e Recife. A requalificação do prédio da caixa d’água já foi concluída, o elevador está com estrutura pronta, faltando fazer a montagem e colocação dos vidros, o Mercado de Artesanato já está construído e o embutimento da fiação já foi iniciado.