Prefeitura realiza festival de música gratuito

XV Semana da Música reúne apresentações, palestra e oficina no Centro de Educação Musical de Olinda

Publicado por: Secom, em: 19/11/13 às 17:40
Aula de teclado no Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO). Foto: Jan Ribeiro/Pref.Olinda

De 18 a 23 de novembro, o Centro de Educação Musical de Olinda (CEMO) realiza a XV Semana da Música, em homenagem ao maestro Mário Câncio. O evento acontece na própria escola de música, com abertura da Banda Sinfônica do CEMO no pátio da unidade de ensino e demais apresentações no auditório com capacidade para 80 pessoas. O festival de música, promovido pela Prefeitura de Olinda, através da Secretaria de Educação, é aberto ao público gratuitamente.

Se apresentarão estudantes e professores do CEMO e convidados, como o Novo Trio – formado pelo aluno Rogério Acioli (flauta transversal) e os músicos Elyanna Caldas (piano) e Marisa Johnson (violoncelo) – e a SpokFrevo Orquestra. Numa homenagem aos 150 anos de nascimento do compositor e pianista Ernesto Nazareth, o pianista do Conservatório Pernambucano de Música, Fernando Müller, será acompanhado da professora de história da música Keila Souza, que fará intervenções com notas históricas sobre Nazareth.

Dentro da programação, há ainda espaço para a troca de experiências, com uma palestra e uma oficina de música. “O saxofonista Roberto Silva falará sobre sua vivência de estudo do instrumento no Canadá e o maestro Nilson Lopes ministrará uma oficina de arranjo musical”, conta a diretora do CEMO, Anaide da Paz. A oficina será na sexta-feira, dia 22, das 9 às 17 horas. Para participar, não é preciso inscrição prévia.

Banda Sinfônica do Cemo. Foto: Hilton Leão

Banda Sinfônica do CEMO. Foto: Hilton Leão

MÁRIO CÂNCIO – Homenageado da XV Semana da Música, o maestro Mário Câncio é um dos fundadores do CEMO e também do curso de nível superior em música da UFPE, além de ter participado da criação da orquestra sinfônica do Rio Grande Norte e do Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil em Pernambuco. Estudou no Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, no Conservatório Internacional de Música e Arte Dramática de Versailles e em outros oito países da Europa e três da América. Antes de voltar ao Brasil, foi regente da Orquestra Internacional de Câmara, em Paris.

CEMO – Com 30 anos de história, o Centro de Educação Musical de Olinda faz parte da rede municipal de ensino e oferece formação musical em diferentes níveis, do inicial a cursos de aperfeiçoamento, para crianças a partir de 6 anos, adolescentes, adultos e idosos. O CEMO fica na Avenida Pan Nordestina, s/n, Salgadinho (em frente ao Memorial Arcoverde).

Programação da XV Semana da Música do CEMO

Segunda-feira, 18/11
10h30 – Abertura com a Banda Sinfônica do CEMO
15h30 – Grupo Metais em 5