Prefeitura realiza mutirão da cidadania em Rio Doce

O projeto Olinda em Ação começa nesta segunda-feira (25) com trabalhos junto às escolas do bairro e termina no sábado (30), quando diversas entidades prestam serviços gratuitos

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 25/11/13 às 10:42
Na primeira edição do projeto Olinda em Ação, realizada em outubro de 2013, os moradores de Peixinhos puderam retirar documentos. Foto: Toni Santanna/Pref.Olinda

O projeto “Olinda em Ação” chega à Vila Olímpica, no bairro de Rio Doce, nesta segunda-feira (25). Por meio de atividades lúdicas, culturais e esportivas, a Prefeitura busca conscientizar crianças, jovens e adultos da comunidade para temas como cidadania e direitos humanos, igualdade racial e de gênero, combate às drogas e à violência. Em outubro, o mesmo trabalho foi realizado em Peixinhos e, com a prestação de serviços gratuitos, atendeu mais de 2.000 pessoas em um só dia.

De segunda a sexta-feira (29), nos turnos da manhã, tarde e noite, estudantes de dez escolas localizadas no bairro de Rio Doce participam do “Olinda em Ação”. A ideia é levar até eles oficinas, cineclube e palestras que alertem para os direitos e deveres do cidadão. “Estamos fazendo uma forte mobilização junto aos professores e diretores dessas unidades de ensino para que haja uma grande adesão dos alunos ao projeto”, comenta o secretário de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, Humberto de Jesus.

No sábado (30), a partir das 8h, os portões da Vila Olímpica se abrem para toda a comunidade. Agentes das diversas secretarias municipais envolvidas na iniciativa, além de outras entidades como Lacem, Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Celpe e Compesa, estarão recebendo os moradores para a emissão de documentos, cadastro em programas de assistência social, exames gratuitos, atividades esportivas e culturais. Tudo gratuitamente.

Para ter acesso a algum dos serviços oferecido basta levar documentos como certidão de nascimento, carteiras de identidade e CPF, comprovantes de renda e residência. “O nosso objetivo é formar um cidadão completo, consciente dos seus direitos e, mais ainda, dos seus deveres para a construção de uma sociedade melhor; aproximando a população do Poder Público Municipal para que possamos fazer uma gestão compartilhada”, conclui Humberto de Jesus.

Veja quais são as escolas que participarão da ação

• Escola Antônio Souto Filho
  • Escola Compositor Antônio Maria (Polivalente)
  • Escola Dom Pedro Bandeira de Melo