Prefeitura realiza solenidade de abertura do ano letivo em Oinda

O evento que aconteceu no auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, na última terça-feira (3), contou com a participação de mais de 1500 pessoas entre gestores e professores do município

Publicado por: adminolinda, em: 09/02/15 às 9:56

estudos-portal---educacao----03-02-2015Foi na última terça-feira (3) a abertura do ano letivo de 2015 da Rede Municipal de Ensino de Olinda. O evento aconteceu no auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, e contou com a participação de mais de 1500 pessoas entre gestores e professores do município.

Compuseram a mesa da solenidade a secretária executiva de administração, Gisela Pires, a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Olinda, Silvia Alves, o presidente do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Olinda, Wildson Cruz, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Patrícia Coruzo, representando a Câmara Municipal de Vereadores, Marcelo Santa Cruz, a secretária executiva de Políticas e Programas Educacionais, Edineide César, a ex-secretária de Educação de Olinda e presidente da Fundarpe, Márcia Souto, o gerente da Gerência Regional de Educação (GRE) Metropolitana Norte, Sinésio Monteiro, e o secretário de Educação em exercício, André Cândido.

Silvia Alves abriu os pronunciamentos saudando a mesa e manifestando o desejo de dar continuidade aos projetos do ano que se passou. “Que possamos lançar um olhar diferenciado para a Educação no que diz respeito às construções ainda não concluídas e melhores condições de trabalho para os professores”, disse ela. Já Wildson Cruz iniciou seu discurso falando sobre o prazer de representar o Sindicato dos Professores na mesa da solenidade. “Costumo dizer que nós, professores, somos cultivadores. Muitas vezes, cultivamos em terras áridas com um quadro e um piloto como instrumentos, com suor e amor e colhemos frutos maravilhosos. Somos dotados de sentimento e, com o apoio de vocês, estamos nessa luta. Parabenizo a todos os gestores que estão assumindo este ano. Não esqueçam que, mesmo gestores, continuamos professores e os professores precisam de vocês”, disse.

O vereador Marcelo Santa Cruz fala sobre as expectativas para o ano letivo de 2015. “São projetos de professores e vidas de alunos que se iniciam em uma nova etapa. Nós viemos acompanhando o trabalho bem feito realizado na Educação, que neste ano de 2015 possamos fazer melhor, a cada dia”, disse.

A presidente da Fundarpe, Márcia Souto, que assumiu a Secretaria de Educação de Olinda durante os anos de 2013 e 2014, falou sobre o quanto era especial, para ela, retornar ao convívio de seus colegas da Educação. Também, parabenizou o trabalho realizado pelo secretário de Educação em exercício, André Cândido, desde o início de 2015. “Quando começamos o ano letivo, inicia uma esperança nesse novo processo no sentido de dar novos passos para uma escola melhor. Sabemos das dificuldades, mas devemos encarar isso como um desafio. Nosso maior legado é termos cem por cento dos professores concursados, nós temos que ser o meio para ajudar vocês a educar nossas crianças. Fiquei muito feliz ao saber que o tema do ano letivo de 2015 será a preservação do patrimônio cultural. Será um ano significativo”. Já Sinésio Monteiro, parabenizou a Prefeitura de Olinda pela escolha do tema. “É necessário olhar a escola filosoficamente, antropologicamente, religiosamente e dentro do nosso trabalho com as políticas públicas trazer o sentimento de pernambucanidade. O maior desafio do século é colocar na cabeça das pessoas que nós somos os grandes intelectuais e formadores de opinião. Toda profissão precisa passar por um professor, mas nós, para sermos professores, precisamos passar por nós mesmos”.

O secretário de Educação em exercício, André Cândido, agradeceu a Márcia Souto pelo trabalho realizado nos últimos dois anos e destacou a importância do ano de 2015 para a Educação. “Conto com vocês para esse aprendizado. Que possamos trabalhar com esse canal de debate e discussão, é isso o que a secretaria quer proporcionar. Já alcançamos avanços significativos como o preenchimento do quadro de professores técnicos e a nossa expectativa para o ano de 2015 é podermos, com o tema formulado para o ano letivo, estarmos juntos com a cultura nesse processo. Este é um ano muito importante para a Educação, especialmente por causa das avaliações externas. É o momento de demonstrar que nossos professores têm qualificação e conseguem atingir suas metas”, explicou.

A palestrante convidada, a filósofa Viviane Mosé, agradeceu a oportunidade e a presença de todos, falou sobre o seu carinho pelo Nordeste e por Olinda e discorreu uma interessante fala a respeito da Educação como parte inserida no mundo. “Como uma criança pode estar na escola aprendendo se lá fora está inserido numa realidade que está destruindo a sua vida? Somos formadores de pessoas. Nós temos que provar ao mundo o que é ser humano. Uma música, uma cena de cinema, um livro pode salvar a sua vida. Não é de técnica que nós precisamos. Precisamos ter consciência do outro. Vamos brigar por Pernambuco porque a gente pode”, disse.

Evania Santos de Brito, professora da Creche Mãe Outra, aprova a iniciativa da Prefeitura. “Achei muito legal, aproveitei muitas coisas que a Viviane falou. Ela tem uma visão bem realista”.