Prêmio pedagógico é entregue à Escola Municipal por Consulado Francês

O prêmio é um kit concedido à escola por trabalho exposto na Feira da Ciência Jovem 2012, promovida pelo Espaço Ciência.

Publicado por: adminolinda, em: 10/05/13 às 14:17
Para a secretária de Educação, Márcia Souto, o recebimento deste prêmio tem um significado muito especial para as escolas da rede municipal. Foto: Toni Santana/Pref.Olinda

A entrega do prêmio pedagógico “Mão na Massa” pela Adida da França, Sylvie Tourpin, à Escola Municipal 12 de Março, em Cidade Tabajara, foi prestigiada por dezenas de pais e estudantes nesta sexta-feira (10).

Segundo Tourpin, em visita a Feira da Ciência Jovem de 2012, promovida pelo Espaço Ciência, ficou impressionada com a quantidade de trabalhos envolvidos. Para incentivar jovens e educadores, a integrante do consulado francês teve a ideia de premiar com o Kit os dois melhores projetos, que foram julgados por universitários e professores.

Para a secretária de Educação, Márcia Souto, que esteve presente à solenidade, o recebimento deste prêmio tem um significado muito especial para as escolas da rede municipal. Segundo a secretária: “a premiação desperta na criança a vontade do conhecimento e do aprendizado e proporciona que a ciência não seja vista apenas como uma disciplina isolada, mas como maneira de atrair ao ambiente do aprendizado”.

A professora responsável pelo projeto campeão, Adriana Schneider, revelou que a ideia de usar como tema os 30 anos do título de Olinda como Patrimônio Cultural da Humanidade, foi de uma aluna. Segundo a professora a menina fez a seguinte indagação: “como nossos filhos vão conhecer a cidade se nós não a conservarmos?” Daí o titulo do projeto “Minha Identidade depende do Passado”, que tem como principal proposta, despertar a importância da defesa e preservação do patrimônio sócio-cultural.

A secretária Márcia Souto informou ainda que está formando uma parceria com o Espaço Ciência para visitação dos estudantes ao local. Ela enfatiza que primeiramente serão promovidas capacitações para os professores e coordenação pedagógica, com o objetivo de provocar desdobramentos da visita no ambiente escolar. Além disso, a parceria promoverá oficinas nas escolas, realizadas pelos profissionais do Espaço Ciência e levará o Laboratório Móvel do Espaço até as instituições.