Notícias

Presépio gigante é destaque no Ciclo Natalino de Olinda 2010

A programação vai contar ainda com apresentações de pastoril, cavalo marinho, reisado, auto, coral, blocos líricos e uma missa com Dom Fernando Saburido

Publicado por: adminolinda, em: 16/12/10 às 14:21
Presépio em frente à Igreja do Carmo (Natal 2010) - Foto: Passarinho/Pref. Olinda

Reunindo mais de 130 peças, o presépio gigante de Olinda é o maior do Brasil de que se tem notícia até hoje - Foto: Passarinho/Pref. Olinda

O Ciclo Natalino de Olinda promete ser em 2010 um espetáculo à parte no calendário cultural de fim de ano de Pernambuco. A Prefeitura Municipal de Olinda preparou uma programação recheada com atrações que chegam para deixar as celebrações natalinas da Cidade Alta repletas de luz e alegria. Entre as ações de destaque, a montagem de um presépio gigante, cuja inauguração aconteceu no último domingo (12/12), às 19h, na Praça do Carmo, e a missa do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, no dia 23/12, às 19h, no palco da praça.

“Teremos em Olinda um Natal com o melhor da cultura de Pernambuco, com pastoris e blocos líricos. Os turistas que nos visitarem também verão uma bela decoração e um presépio gigante assinado pelo artista plástico Fernando Augusto. Olinda espera por todos, de braços abertos”, convida a secretária de Patrimônio e Cultura de Olinda, Márcia Souto, à frente da realização do Ciclo Natalino da cidade.

Inspirado na tradição dos bonecos gigantes de Olinda, o presépio surge como uma festa visual na encosta do morro da Praça do Carmo, marcando o imaginário da cidade com uma celebração tão autêntica quanto a cultura que a batiza. Reunindo mais de 130 peças (quase o dobro em relação à primeira edição, em 2009), a instalação cenográfica é a maior do Brasil de que se tem notícia até hoje.

O presépio foi concebido e realizado pelo encenador, designer e bonequeiro Fernando Augusto Gonçalves, do Mamulengo Só-Riso, que apresenta uma obra minuciosa e espetacular, fruto de três meses de trabalho diário junto à sua equipe, que soma 40 pessoas. “Sempre montei presépio na minha casa. Olinda é um berço de presépio, tem em todo lugar, é uma coisa entranhada”, conta Fernando Augusto, que também já assinou outros projetos cenográficos da Prefeitura de Olinda, como o do Carnaval.

O presépio é a mais ousada de suas criações alegóricas. Bonecos de 2 a 7 metros de altura compõem a grande cena, que recebe uma iluminação toda especial, além de uma trilha sonora com canções natalinas para serem ouvidas pelo público em toda a Praça do Carmo. Coloridas e cheias de brilho, as esculturas foram confeccionadas com isopor e revestidas de fibra de vidro, resina, poliuretano, massa plástica e tintas de pigmentos serigráficos – materiais resistentes às diferentes condições climáticas.

Entre as figuras que compõem o presépio gigante estão personagens centrais da tradição natalina: José, Maria, o Menino Deus e os três Reis Magos, além de animais simbólicos da religião cristã, como camelos e pássaros. “Não existe uma forma tradicional de se fazer presépio. O presépio assume o feitio e os traços de sua cultura local. Existe em toda parte do mundo, de todas as formas. No Japão, os olhos são puxados. Na África, as figuras são negras e por aí vai”, explica Fernando Augusto.

O presépio gigante de Olinda fica montado na Praça do Carmo até o dia 6 de janeiro de 2011 (Dia de Reis).

Apresentações natalinas

Além do presépio, a Prefeitura de Olinda conta com um palco na Praça do Carmo para receber uma programação natalina de pastoris, cavalos-marinhos, autos, reisados, corais e até blocos líricos. A proposta é movimentar a cidade com apresentações abertas ao público até o dia de Natal (25/12).

Na noite de Natal, destaque para o Encontro de Blocos Líricos, que vai reunir sete agremiações no local. Flor da Lira, de Olinda; Eu Quero Mais; Seresteiros de Salgadinho; Menestréis de Paulista; Cordas e Retalhos; Amantes das Flores, de Camaragibe; e Um Bloco em Poesia vão estar reunidos para celebrar o Ciclo Natalino. Cerca de 60 vozes femininas e 20 músicos embalam o momento, ao som de instrumentos de pau e corda que entoam canções natalinas em ritmo de frevo de bloco. Vale lembrar que os blocos líricos têm origem na tradição dos pastoris.

A Praça Monsenhor Fabrício, em frente à sede da Prefeitura de Olinda, no Varadouro, também recebe programação do Ciclo Natalino. No dia 22/12 (quarta-feira), às 19h, o Coral Encanto de Olinda faz apresentação no local de canções que celebram o Natal e a paz. Cerca de 200 jovens oriundos de programas sociais da Prefeitura, com idade entre 6 e 15 anos, participam do coral que promete emocionar o público.

Programação do Ciclo Natalino de Olinda*

Sexta, 17/12
19h – Pastoril Resplandeceu a Luz
20h – Pastoril Mirim Coração de Maria
21h – Pastoril Velho Xaveco

Sábado, 18/12
19h – Pastoril Estrela de Belém
20h – Coral São Pedro Mártir
21h – Auto do Menino Deus

Domingo, 19/12
19h – Pastoril Boas Novas
20h – Pastoril da Turma da Nicinha
21h – Cavalo Marinho Boi Matuto

Quarta, 22/12
19h – Coral Encanto de Olinda
(Praça Monsenhor Fabrício, em frente à Prefeitura de Olinda – Rua de São Bento, 123, Varadouro. Acesso gratuito)

Quinta, 23/12
19h – Missa com Dom Fernando Saburido
20h – Coral do Carmo Recife
21h – Grupo Musical São Pedro Mártir

Sexta, 24/12
19h – Pastoril Vinde e Vede
20h – Pastoril Luz do Amanhecer
21h – Pastoril Giselly Andrade

Sábado, 25/12
17h00 – Pastoril Estrela de Belém
18h00 – Pastoril Vinde e Vede
19h00 – Pastoril Resplandeceu a Luz
20h00 – Pastoril Infanto Juvenil Coração de Maria
20h30 – Encontro de Blocos Líricos (Flor da Lira de Olinda, Eu Quero É Mais, Seresteiros de Salgadinho, Menestréis de Paulista, Cordas e Retalhos, Amantes das Flores de Camaragibe e Um Bloco em Poesia)
21h00 – Pastoril da Terceira Idade Alegria de Viver

Serviço

Ciclo Natalino de Olinda 2010
Quando: De 12 de dezembro de 2010 a 6 de janeiro de 2011.
Onde: Na Praça do Carmo, na entrada principal do Sítio Histórico de Olinda (PE). Acesso gratuito.
*O Coral Encanto de Olinda se apresenta na Praça Monsenhor Fabrício, em frente à Prefeitura de Olinda – Rua de São Bento, 123, Varadouro.

%d blogueiros gostam disto: