Notícias

Primeira noite do Encontro de Coquistas dá show de cultura olindense

Sete atrações subiram ao palco no Mercado da Ribeira nesta terça-feira (18)

Publicado por: Redação da Secom, em: 19/02/20 às 15:38

Este slideshow necessita de JavaScript.

Muita cultura e diversão, além de um misto de sentimentos. Se por um lado o Encontro de Coquistas marca o encerramento das prévias carnavalescas em Olinda, por outro ele é um sinal que a melhor época do ano está começando. Nesta terça-feira (18), a abertura do evento juntou sete atrações de rica diversidade de ritmos. A programação tem sequência nesta quarta (19), também no Mercado da Ribeira.

O encontro é uma oportunidade para quem deseja se divertir e conhecer mais sobre a diversidade do ritmo, dança, letras, instrumentos e as diferentes estéticas produzidas pelos coquistas da cidade. Olinda é o município de Pernambuco com o maior número de sambadas de coco, realizadas em diversos bairros, como: Amaro Branco, Guadalupe, Cidade Tabajara, Carmo, Xambá, entre outros.

Responsável por abrir a programação do evento, Mãe Beth de Oxum, bandeira do Coco da Umbigada, falou sobre a alegria de abrir a festa. “A sensação de tocar em Olinda é ótima, é nossa casa. Esse encontro tem cerca de 10 anos, e com o apoio da Prefeitura de Olinda ajuda muito a levar nossa história para todos. Nosso Carnaval é multicultural, de todas as linguagens. Somos a raiz, a alma. Fazemos por nossa ancestralidade”, disse ela, Ialorixá do Terreiro Oxum Karê e matriarca do Coco de Umbigada.

Em Olinda desde o último sábado, a turista de São Paulo Flávia Andrade, de 32 anos, chegou ao Mercado da Ribeira sem saber do que se tratava e saiu completamente apaixonada pela mistura de ritmos. “Eu nunca tinha visto um negócio tão contagiante como este. Que energia, que cultura, que coisa boa! Impossível ficar parado!”, exclamou a empresária.

A programação segue a todo vapor nesta quarta. Anote na agenda:

17h – Mestre Edmilson
18h – Coco de Ogan
19h – Gervásio do Coco
20h – Coco das Afilhadas
21h – Mestre Juarez
22h – Coco do Pneu
23h – Mestre Galo Preto

%d blogueiros gostam disto: