Notícias

Primeiro dia da Conferência Municipal de Educação focou os desafios da Cidade

O evento, que vai até sexta-feira (28), serve de preparatório para a II Conferência Nacional de Educação, que irá ocorrer em fevereiro de 2014 em Brasília-DF

Publicado por: adminolinda, em: 27/06/13 às 16:29
A Conferência Municipal de Educação traz como tema este ano a 'Articulação do Sistema Nacional de Educação – Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração'. Foto: Toni Santanna/Pref.Olinda

A Conferência Municipal de Educação traz como tema este ano a ‘Articulação do Sistema Nacional de Educação – Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração’. Foto: Toni Santanna/Pref.Olinda

Começou hoje (27) e vai até a próxima sexta-feira (28), a VI Conferência Municipal de Educação de Olinda. O evento, que acontece na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), no bairro de Ouro Preto, está reunindo gestores da educação na cidade, professores de instituições de ensino, coordenadores pedagógicos, além de estudantes e pais de alunos, que discutem as propostas do Plano Nacional de Educação (PNE).

A solenidade de abertura contou com a presença de representantes sindicais, entidades estudantis, da Deputada Federal Luciana Santos (PCdoB), do vereador Marcelo Santa Cruz (PT), representando a Câmara de Vereadores de Olinda, do secretário de governo Luciano Moura, representando o prefeito Renildo Calheiros e outros secretários municipais. A secretária de educação de Olinda, Márcia Souto, em seu discurso ressaltou o desafio que o município enfrenta no setor e esclareceu a importância da realização do evento. “Precisamos sair dessa conferência com respostas para somar a um papel importante na conferência nacional, e hoje a participação popular é fundamental para esse processo”.

Antes da conferência municipal, a Secretaria de Educação da Cidade já havia realizado, na última quarta-feira (19), a pré-conferência, que foi um preparatório para a Conferência Municipal e, posteriormente, a II Conferência Nacional de Educação, marcada para o mês de fevereiro de 2014, em Brasília-DF.

A Conferência Municipal de Educação traz como tema este ano a ‘Articulação do Sistema Nacional de Educação – Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração’. A palestra de abertura ficou por conta da professora Dra. Márcia Ângela Aguiar, presidente da Associação Nacional de Políticas e Administração da Educação (ANPAE) e presidente do Fórum Estadual de Educação de Pernambuco.

Além da palestrante Márcia Ângela, outros especialistas da área também participam da conferência. Amanhã, no segundo dia do evento, as explanações serão da deputada estadual Teresa Leitão, presidente da comissão de educação da Assembleia Legislativa de Pernambuco, da professora Antonieta Trindade, vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), do professor do Centro de Educação da UFPE José Luis Simões, da Assessora Especial do Gabinete do Prefeito a professora Judite Botafogo e do Secretário de Meio Ambiente de Olinda Roberval Veras.

Veja mais

%d blogueiros gostam disto: