Notícias

Professor Lupércio embarca nos ônibus para identificar sentimento dos olindenses sobre transporte e serviços públicos

Trajeto percorreu diversos bairros e os principais corredores da cidade

Publicado por: Secom, em: 13/12/17 às 17:33

O prefeito de Olinda, Professor Lupércio, deslocou-se de ônibus, na manhã dessa quarta-feira (13.12), para conferir, ainda mais de perto, as demandas diárias da população. A proposta também foi de sentir na pele as necessidades de melhoria no transporte público municipal. O trajeto teve início na parada da Avenida Tiradentes, em Rio Doce, embarcando em um coletivo da linha 881 TI Xambá (Getúlio Vargas), passando por diversos bairros e os principais corredores da cidade.

Acompanhado da engenheira do Grande Recife Consórcio de Transporte, Simone Araújo e do secretário-executivo de Transportes e Trânsito de Olinda, Jonas Ribeiro, o gestor seguiu até o Terminal Integrado do Xambá, no bairro de São Benedito. No local, conversou com usuários, enquanto aguardava no ponto de embarque da linha 842 Águas Compridas, em direção ao bairro de mesmo nome. O caminho de volta, também foi feito de ônibus. No trajeto, trabalhadores, estudantes e moradores tiveram a oportunidade de uma conversa aberta com o gestor, expondo elogios ou apresentando demandas, e tendo a chance de apontar a realidade da sua rua ou dos serviços públicos que utiliza.

Os cidadãos ressaltaram o trabalho já realizado, além da confiança nas obras em andamento. Para além da mobilidade, com a implantação de mais linhas, ajustes nos itinerários e a redução no tempo de espera dos coletivos, os usuários expuseram pedidos de diversas áreas, como educação, saúde, limpeza e infraestrutura. “Essa foi mais uma forma de estar próximo da população, olhando nos olhos, passando pela mesma rotina que o cidadão passa todos os dias. Podemos elencar o que pode ser melhorado e agir mais rapidamente”, justificou o Professor Lupércio.

Para quem embarcava nos coletivos, a reação era de surpresa ao se deparar com o chefe do Executivo sentado nas cadeiras ou de pé nos corredores. Todos tinham seus pleitos devidamente anotados, incluindo nome, endereço e telefone para um retorno. A dona de casa Lúcia Santana, 47 anos, que seguia para levar o filho na escola, não dispensou o bate papo direto com o prefeito. “Eu reconheço que a cidade tem melhorado muito, mas quis dizer a ele algumas coisas que precisam de atenção”, revelou. O vendedor Sebastião Freitas, 36, também aproveitou o canal aberto. “Falei com ele sobre a falta d’água e alguns problemas da minha comunidade”, disse.

O trajeto de ônibus realizado pelo prefeito deve se repetir nos próximos meses, sempre com o objetivo de ouvir a voz das ruas. De acordo com a analista do Grande Recife Consórcio, Simone Araújo, a iniciativa é vista como bastante positiva. “Podemos assim ampliar o diálogo com a prefeitura e conhecer o que os usuários mais precisam, definindo mudanças que possam atende-los”, explicou.

Pular para o conteúdo