Notícias

Professores da Rede Municipal de Olinda comandam webinário sobre tecnologia e inclusão escolar

Evento acontece entre amanhã e sexta-feira

Publicado por: Secom, em: 16/06/20 às 10:07

Foto: Pixabay.

Por Pattricia Viviane 

Ao ser bem utilizada, a tecnologia tem sido aliada aos projetos pedagógicos no isolamento social decorrente da pandemia. Com a proposta de usá-la para estimular o aprendizado e incluir os estudantes com deficiência no ambiente escolar, entre amanhã (17.06) e sexta-feira (19.06), os professores da sala de recursos multifuncionais da escola Professora Norma Coelho realizarão o Webinário – As Contribuições das Tecnologias para a Inclusão Escolar.

O Webinário acontecerá sempre às 15h, na plataforma online do Google Meet. Para cada dia do encontro, um tema diferente. No primeiro dia (17), “A Rádio Web e a Inclusão Escolar”; no dia 18, “TIX (Teclado Inteligente) facilitando a Comunicação”; e por fim, “A Comunicação facilitada/alternativa: um relato de uma experiência”, dia 19.

Todas as temáticas serão conduzidas por pedagogos especialistas em Educação Especial e Tecnológica. Além dos temas abordados, os participantes contarão com um professor de música, o saxofonista, Davi Pedro, que fará o encerramento diário; e da intérprete de Libras, Professora Luciana Lopes, que estará presente em todo o Webinário.

Cerca de 250 professores do Brasil e do mundo, como do estado do Arizona, nos Estados Unidos, lotaram o número máximo de inscrições permitidas pela plataforma online em menos de 24 horas. Para atender quem ficou de fora, a transmissão poderá ser acompanhada ao vivo no Facebook da Escola Prof. Norma Coelho, CAIC. Os participantes do I Webinário receberão os certificados pela Divisão de Inclusão da Secretaria de Educação de Olinda.

De acordo com as organizadoras, as pedagogas Adriana Cunha e Lucilla Peres, é preciso buscar alternativas que promovam a inserção de crianças com qualquer tipo de deficiência no ambiente escolar e facilitem o seu desenvolvimento, independente da necessidade. Uma das opções que desponta é a tecnologia para a inclusão dos estudantes com deficiência através de atividades que aprimorem a tomada de decisões, a paciência e a atenção. Os benefícios da tecnologia para a inclusão não substitui outras práticas que também são importantes.

Recursos

Em Olinda, os estudantes com deficiência estão recebendo visitas virtuais dos professores da sala de recursos multifuncionais do CAIC. São postadas atividades nos grupos de WhatsApp e disponibilizadas em formato impresso. A cada duas semanas, o responsável pode buscar o material na escola. Atualmente, o Escola Prof. Norma Coelho CAIC conta com 30 estudantes com deficiência, sendo 21 deles assistidos em regime de Educação Remota pelos professores.

A tecnologia para inclusão é um dos meios de oferecer novas formas de aprendizado e desenvolvimento colocado em prática nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Olinda, através da Secretaria Executiva de Programa e Políticas Educacionais.

Pular para o conteúdo