Professores participam de formação continuada para início do ano letivo de 2012

O tema deste ano homenageia os 30 anos do título de patrimônio da humanidade, concedido pela UNESCO ao município de Olinda

Publicado por: adminolinda, em: 30/01/12 às 9:00
Formação de Professores no 2º semestre de 2011 - Auditório da Faculdade AESO. Foto: Liliane Alves/Pref.Olinda

Acontece nos dias 01 e 02 de fevereiro a Formação Continuada para os professores da Rede Municipal de Ensino de Olinda. O evento será no Centro de Convenções – Auditório Guararapes, das 8 às 17 horas.

O objetivo deste encontro é renovar e fortalecer o compromisso político-pedagógico de uma educação com qualidade social que atenda às necessidades de aprendizagem dos estudantes da rede. A Mesa de Abertura contará com a presença do Secretário de Educação do Município, Paulo Valença, do Prefeito Renildo Calheiros e demais autoridades.

O tema Olinda, Cidade Educadora, Preservando seu Patrimônio, tem o propósito de reafirmar a cidade como local onde se dão as relações humanas com a natureza, com o patrimônio material e imaterial, buscando o entendimento e a compreensão de seu território enquanto espaço educativo.

Os professores participarão de palestras, Rodas de Diálogos e Aulas Passeio, todas focadas ao tema deste ano.
O ano letivo 2012 para as escolas da rede municipal de Olinda terá início no dia 06 de fevereiro.

Dia 01 de fevereiro / manhã

7h30 – Café com Frevo e credenciamento;

09h – Mesa de Abertura com o Secretário de Educação, Prefeito e demais autoridades;

10h – Roda de Dialogo – 30 Anos do Título – “Olinda Patrimônio Cultural da Humanidade”

Palestrantes:
Márcia Souto – Secretária da SEPAC – Políticas de Cultura Para Olinda;

André Pina – Arquiteto da SEPAC – professor da UFPE – Porque Olinda Cidade Patrimônio da Humanidade;

Ana Emilia – Professora da UFPE – Carnaval Patrimônio Imaterial de Olinda

Ceiça Axé – Chefe da Divisão Etnicorracial da SEDO – Contribuição da Cultura Africana e Indígena na formação do povo de Olinda.

12h – Encerramento das atividades

Tarde:

13h – Acolhida com frevo; Credenciamento.

14h – Mesa da Abertura;

15h – Roda de Dialogo – 30 Anos do Título “Olinda Patrimônio Cultural da Humanidade”

Palestrantes:
Márcia Souto – Secretária da SEPAC; Políticas de Cultura Para Olinda;

André Pina – Arquiteto da SEPAC – Professor da UFPE – Por que Olinda Cidade Patrimônio da Humanidade;

Ana Emilia – Professora da UFPE – Carnaval Patrimônio Imaterial de Olinda

17h –  Encerramento dos trabalhos e lanche.

Dia: 02 de fevereiro – Aulas Passeio

Trilhas Pedagógicas: “Conhecendo o Patrimônio Cultural de Olinda”

Saída: manhã às 08h e tarde às 13h30 – Local: Praça dos Milagres – Varadouro (em frente à Sede da Guarde Municipal),

Trilha 1 – Patrimônio Arquitetônico e Monumentos do Sitio Histórico;
Trilha 2 – Contribuição da Cultura Africana e Indígena na formação do Povo de Olinda;
Trilha 3 – Meio Ambiente: Espaços de Preservação do Verde de Olinda;
Trilha 4 – Carnaval Patrimônio Imaterial de Olinda.

Obs.: No primeiro dia da formação, no ato do credenciamento os(as) educadores(as) deverão escolher a “Trilha Pedagógica” que gostariam de participar.