Profissionais da merenda escolar participam de capacitação para o retorno às aulas

Iniciativa segue até a próxima sexta-feira na Biblioteca Pública

Publicado por: Secretaria de Comunicação, em: 01/09/21 às 12:36

Por Pattrícia Viviane

A Prefeitura de Olinda está realizando até a próxima sexta-feira (03.09), na Biblioteca Pública Municipal, no Carmo, o treinamento para manipuladores de alimentos com objetivo de capacitá-los sobre as boas práticas focando nas novas necessidades impostas pelo Covid-19, no intuito de oferecer de forma segura um alimento saudável, sem riscos aos estudantes.

Durante a formação, que começou na manhã desta segunda-feira (1º.09) e envolve 250 agentes de alimentação distribuídos nos três dias de curso, a equipe mostra várias explicações teóricas e com demonstrações práticas semelhantes às vivenciadas nas cozinhas das escolas. Uma cartilha intitulada “Boas Práticas de Manipulação de Alimentos” também foi elaborada para ser fonte de orientações às unidades escolares permitindo o acesso contínuo às informações do treinamento.

Entre os temas levantados pela Secretaria de Educação, Esportes e Juventude no treinamento, estão: Cuidados ao retorno das atividades; Limpeza geral do ambiente, equipamentos e utensílios; Não conformidades; Desperdício; fardamento; Cuidados – Covid-19; Uso de máscaras, luvas e EPI’s; Distanciamento.

Para a funcionária Isabel Cristina, que atua há mais de seis anos nas escolas, distribuindo ou auxiliando a alimentação escolar nas copas, a capacitação veio em um momento certo para tirar muitas dúvidas de como agir neste momento de pandemia. “Aprendemos como manusear os alimentos para passar para as nossas crianças. Toda capacitação é importante e a cada ano temos mais informações. Por exemplo, ainda existem pessoas que não aprenderam que não podem ir para a escola com a farda. É preciso que seja vestida na escola”, disse.